segunda-feira, 2 de abril de 2012

Curso de Fotografia!

Arquivo Pessoal

No mês de fevereiro deste ano eu comecei a ter aulas de fotografia. Esta paixão sempre esteve presente na minha vida, pois quando eu era mais nova, eu comprava revistas de moda só para admirar aquelas fotos de modelos cheias de atitude, caras e bocas, no entanto, eu não me interessava muito por que estava na foto, mas sim, quem as tirou. Eu me imaginava dentro de um estúdio, com muitas luzes direcionadas num fundo branco, ao lado muitas roupas e acessórios para diversificar e deixar as modelos mais relaxadas e disparando cliques freneticamente. As modelos eram sempre pessoas queridas, que queriam fazer parte de algum projeto que eu tinha em mente e eu adorava passar horas e horas fotografando.
Esse sonho cresceu e então eu comecei a procurar lugares onde eu pudesse me especializar em fotografia. Não pensei num curso longo, como aqueles que o SENAC oferece que podem durar até dois anos, não. Eu queria algo mais prático, que eu pudesse aprender um pouquinho de tudo e depois, em casa, me aprofundar no que mais me interessasse. Foi assim que eu encontrei a escola Arte São Paulo. Com sede em diversos lugares em São Paulo, o curso de fotografia tem duração de trinta horas, divididas em três horas por aula sendo duas aulas por semana.
As aulas foram bem legais, nós éramos cinco alunos e tivemos aulas introdutórias e também dinâmicas. O curso de fotografia mudou todos os meus critérios sobre esta arte de eternizar um momento. Na primeira aula, a professora disse uma coisa que me marcou muito: não existe foto errada, isso depende muito do que o fotógrafo quer passar e também do que o admirador vai enxergar. Cada um tem a sua forma de se expressar, ou seja, também não existe um jeito certo de fotografar. O que nós aprendemos, foram algumas técnicas para controlar a câmera e a fotografia sair do jeito que nós queremos que ela saia – e não do jeito que a máquina quer.
Aprendemos também a ter opinião. Nenhuma foto é apenas uma foto. Ela deve passar uma mensagem, afinal, o que você quer mostrar com essa foto, qual a sua intenção de fotografar? Pense num jornalista fotografando sobre uma greve estudantil na Avenida Paulista e a situação começa a ficar pesada, trazendo diversos policiais para o evento. Cabe ao jornalista em questão opinar se vai fotografar os policiais ou os estudantes, ou quem sabe, fotografar um mais com enfoque no outro. É só entrar nos sites de jornais famosos, como o Estadão, a Folha, o Agora que você verá – cada jornal tem a sua narração dos fatos e também, a sua fotografia.
Segue abaixo, o conteúdo das minhas aulas de fotografia:

Aula 1: Conceitos básicos de fotografia, tipos de câmeras mais comuns, tipos de lentes.

Aula 2: Exposição – fotometria, diafragma, obturador, iso, velocidade.

Aula 3: Formatos de captação (arquivo da foto), luz - temperatura da cor, balanço de branco, flash.

Aula 4: Composição, enquadramento, foco.

Aula 5: Tratamento, divulgação e ampliação, tripés, acessórios para câmera.

Entre uma aula e outra, praticamos bastante, uma das atividades mais divertidas foi ser o fotógrafo e depois ser o modelo e por último, controlar a luz, o bacana foi que todos tiveram a oportunidade de fazer de tudo um pouco, e eu cheguei à conclusão de que a parte mais difícil foi pensar em poses legais para os meus colegas fazerem.

Algumas fotos que eu separei do curso:

Foto do dia que eu fui a modelo...


Aqui já sou eu fotografando os meus colegas!

A minha turma, numa das últimas aulas do curso :-(

Vocês podem encontrar mais fotos no meu flickr (onde está escrito galerias de imagens) lá tem todas as fotos do curso!

Um comentário:

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...