segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Curso de Assistente Administrativo

Oi genésios! Já faz um tempo que eu comecei a tag "pensando no futuro" aqui no blog. O primeiro tema, foi engenharia civil, que teve a participação do estudante Pedro, que falou um pouquinho sobre o curso e a área de trabalho dos engenheiros. 

Decidi então fazer uma postagem por mês relacionado ao tema, e o do mês de outubro é Assistente Administrativo. Pra quem não sabe, eu estou quase me formando nessa área e posso dizer que eu estou adorando. Aprendi muita coisa e acho legal passar pra vocês :-) 

Como é o curso?
O curso que eu estou fazendo é separado em três módulos:

O primeiro módulo é um conceito básico sobre a rotina de uma empresa. Nós aprendemos a lidar com os funcionários, a separar as tarefas e organizá-las de modo que sejamos eficientes no nosso trabalho. Aprendemos também, a identificar os tipos de empresa que existem no mercado. 

O segundo módulo é direcionado à relação entre você, o cliente e a empresa. A comunicação é um dos quesitos mais importantes na área administrativa, pois é o seu comportamento que irá mostrar para o cliente como é a sua empresa. Quer um exemplo? Se o seu celular aparentar algum problema, você tentará resolver com alguma atendente de telemarketing da sua operadora. Dependendo da forma como ela te tratar, você irá tirar conclusões sobre a maneira como a própria operadora trata os seus clientes. No caso do assistente administrativo, funciona da mesma maneira. É neste módulo que também vemos um pouco sobre a nova ortografia e sobre alguns tipos de textos muito usados em empresas, como: memorando, atestado, ata, declaração, recibo, contrato, etc.

E por fim, o terceiro módulo, que trabalha um assunto muito importante dentro da empresa: as relações interpessoais, ou seja, as relações que você têm com os seus colegas de trabalho. Aprendemos o que é ética e postura profissional, trabalho em equipe, administração de conflitos, motivação pessoal entre outros tópicos que melhoram e muito a rotina dentro da empresa.

Onde atua o assistente administrativo?
Pra começar, não existe empresa sem esse profissional, ou seja, haverá sempre a necessidade de empregar alguém dessa área. Além disso, tem como principal objetivo executar as tarefas que ajudem na administração dos negócios, ou seja, é ele quem concede o suporte necessário para a empresa funcionar. É muito mais do que um secretário, pois ele pode cuidar tanto do atendimento ao cliente como também auxiliar o controle de recursos financeiros onde atua. 

Quais são as características desse profissional?
Capacidade de lidar com pessoas, interesse por questões sociais, boa comunicação, iniciativa para se envolver em questões desafiantes dentro da empresa.

Então é isso, genésios, espero ter ajudado vocês! Posso dizer por experiência própria que vale a pena pesquisar um pouco mais sobre o assunto!

E vocês? Já pensaram em fazer algum curso relacionado a administração? Conte nos comentários!



5 comentários:

  1. Já pensei em fazer tanta coisa! Hahahahah!
    Amei o blog, tudo lindo demais, adorei o layout! Os posts são perfeitos, enfim, amei tudo!
    Gostei mesmo e tô seguindo, é claro!
    www.itslara.com
    XOXO

    ResponderExcluir
  2. Oi Lara! Obrigada pelos elogios! Adorei o seu blog também! Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana! Eu sou assistente administrativo na Prefeitura Municipal de Porto Alegre. É um cargo de nível médio. Passei no concurso em 2001, entrei em 2002, e não achei a prova difícil. Estava, mesmo, bem concorrida.
    Desejo boa sorte para ti, na tua caminhada profissional.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Estou pensando em fazer,mas não sou boa em matemática

    ResponderExcluir
  5. Estou pensando em fazer,mas não sou boa em matemática

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...