sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dicas para fazer um bom ENEM


Oi genésios! Imagino que a maioria de vocês vão fazer o ENEM nesse fim de semana. "Guenta" coração, né? Eu sei, eu sei... Passei por isso ano passado e eu lembro que na véspera eu fiquei tão ansiosa que acabei dormindo muito mal e no dia da prova, errei besteiras. Como eu não quero que isso aconteça com vocês, eu pensei em dez dicas que podem ajudá-los. Confiram:

1- Conheça o local da prova
Já sabe a escola que vai fazer o exame? Ótimo, agora é hora de conhecer o endereço e saber o caminho para chegar até lá. Seja de ônibus ou de carro, esteja certo da direção, pra não acabar se perdendo!

2- Saia de casa com uma hora de antecedência
O grande erro dos vestibulandos é acreditar que só porque o local do exame fica a uns 20 minutos de casa, não vai encontrar trânsito. Lembre-se: tem muitos estudantes que estão indo ao mesmo lugar, então por mais que você esteja confiante de que vai dar tempo, não custa nada se prevenir e sair de casa mais cedo, certo?

3- Leve apenas o necessário
Nada de bolsas gigantes e mochilas na hora de ir pra lá, ok? Não é preciso, afinal, você só vai usar uma caneta preta e o seu cérebro.

4- Se for levar alimentos, prefira os "leves"
Uma vez, uma amiga minha me contou que durante a prova, um cara abriu aqueles salgadinhos bem fedidos, sabe? É claro que desconcentrou todo mundo. Na hora de preparar a bolsa, opte por barras de cereal, frutas, sucos, etc.

5- Comece pelas questões mais fáceis
Essa é uma estratégia que eu uso até hoje. Genésios, se vocês não sabem resolver alguma questão de cara, vá para a próxima, não perca tempo - que é muito precioso. 

6- Na hora da redação
Vou dar uma dica que eu uso até hoje nas minhas provas. Na hora da redação, leia o tema com calma e vá fazendo algumas anotações sobre o que você sabe sobre o assunto. Depois, comece o rascunho e quando achar que está bom, inicie a prova. Somente depois de terminar a prova, volte para o rascunho e passe a limpo a redação. Vai te render um bom tempo, acredite em mim!

7- Não sofra por antecipação
Esse é o meu maior erro. Sofro demais antes da hora e geralmente nunca é do jeito que eu imaginei. Se você tá fazendo ENEM pela primeira vez, saiba que é uma prova como outra qualquer. É preciso dedicação e concentração, assim como as provas da escola... Comece a pensar assim hoje, que você dormirá tranquilo e terá bons resultados amanhã!

8- Dê o seu melhor
Você estudou, participou de simulados e se esforçou ao máximo para resolver todas as operações complexas de matemática. Tudo isso, porque você tem um objetivo muito maior, que está lá na frente, o seu futuro, que eu tenho certeza que será próspero! Nesse fim de semana, aproveite para dar o melhor de si, tanto nos exercícios quanto na tranquilidade. Não se esqueça: é apenas uma prova.

É isso, meus queridos, desejo uma boa prova, com excelentes resultados e não se esqueçam de acreditar em vocês mesmos! Vou estar em casa, torcendo por todas as blogueiras e por todos os leitores do LCR. Boa sorte!

Com carinho,

5 comentários:

  1. Ainda não estou no tempo de fazer Enem mais vou levar essas dicas quando chegar a hora certa.Super amei o seu blog parabéns e muito sucesso.Lógico que estou seguindo.
    Bezooo
    doce-insanidadee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu decidi não fazer o ENEM. Não quero fazer faculdade por enquanto, por isso não me preocupo tanto. Mas esse post é muito importante e passei pra algumas amigas, algumas delas se confinaram em casa só pra estudar e ficam muito muito nervosas. Imagina... mas enfim, o blog todo é lindo! estou seguindo!
    Beijinhos
    http://bolasdemeia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada Larissa e Ana, por terem lido o post, fico muito feliz de ter ajudado vocês de alguma forma, essas dicas podem ser aplicadas em outras provas também! Adoro os blogs de vocês! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi amei seu post, ainda não fiz o ENEM, vou deixar só para o terceiro ano msm - kkk. Mas, para quem irá fazer, são ótimas dicas (:
    Beijos, Mari ;*
    Nos visite ?
    http://girlsabout.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, meninas, fico feliz com o elogio! Pode deixar que eu vou visitar sim, ok? Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...