domingo, 11 de novembro de 2012

Sessão Mulherzinha: tirando as dúvidas sobre anticoncepcional

Faz um tempinho que eu venho querendo falar sobre esse assunto que parece ser um tabu entre as meninas até hoje. Conversei com algumas amigas e percebi que muitas tem dúvidas sobre anticoncepcional e as vezes, uma ideia errada sobre o remédio. É por essa razão que eu preparei algumas perguntas e tentei responder da melhor forma possível pra vocês. Espero que dê alguma forma, seja útil essas informações!

1- Com que idade devo começar a tomar?
Não tem uma idade certa para começar a tomar o anticoncepcional. Isso varia muito, conheço meninas que começaram aos 16 anos e outras que começaram aos 18. O ideal é procurar o seu ginecologista e contar o seu caso. Geralmente, as meninas só pensam em tomar o remédio depois que passam a ter relações sexuais, o que é errado, por sinal.

2- Anticoncepcional engorda?
NÃO. Meninas, podem tirar essa ideia da cabeça, porque é um mito! Não engorda, não.

3- O corpo muda de alguma forma?
Isso pode variar de menina para menina. O que eu tomo, por exemplo, melhorou a minha pele 100%. Quando eu comecei a tomar, tinha problema com espinhas e oleosidade, tanto no cabelo quanto no rosto. Depois que passei a tomar o remédio, não tive mais que me preocupar com isso. Mas aí vem a dica, de consultar o seu ginecologista para que ele possa indicar o melhor anticoncepcional para o seu corpo.

4- O que acontece se eu esquecer de tomar?
Se isso acontecer, não fique em pânico! Você ainda tem 12 horas para tomar o remédio. O meu conselho, é: escolha horários em que é difícil que você esqueça, como antes do café da manhã ou depois do jantar. Também vale colocar o celular para despertar na hora!

5- Depois de um tempo, o anticoncepcional perde o efeito?
De maneira nenhuma! Outro mito!

6- Eu posso ir na farmácia e escolher o anticoncepcional?
NÃO! Meninas, não façam isso, ok? É importante que você vá ao ginecologista para que ele possa escolher o melhor anticoncepcional para o seu corpo. 

É isso, minhas queridas. Pra finalizar, eu gostaria de dizer que anticoncepcional é muito mais do que uma prevenção, existem muitos benefícios (melhora a pele, reduz a cólica e também o risco de algumas doenças) e você não precisa estar namorando para começar a tomar - e muito menos parar quando terminar o namoro, viu?

Não sou nenhuma "expert" no assunto, mas se surgir alguma dúvida, pode mandar no meu ask, vou tentar responder da melhor forma possível :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...