sábado, 15 de dezembro de 2012

Estampa: Paisley Pattern

Oie! Inspirada pelo post da Ana sobre as estampas étnicas, resolvi postar sobre o Paisley. Nesse semestre inclusive, um dos meus trabalhos de estamparia, foi sobre o Paisley.
 
 
O Paisley tem sua origem na Índia. Dizem que no início a técnica era aplicada com a mão fechada. Se vocês repararem na mão fechada, no dedinho, é o mesmo formato da estampa. Posteriormente foi criada uma ferramenta para facilitar o trabalho das mulheres que estampavam o tecido.
 
 
O Paisley se popularizou após sua chegada no Reino Unido no século XVIII. Inicialmente era uma estampa apenas para homens. No entanto as inglesas também quiseram usar a estampa que tanto às agradava. A procura passou a ser muito grande, exigindo que o país passasse a produzir, pois o original indiano era muito caro.
 
Antes de chegar à Inglaterra era conhecido com Cashmere. Foi levado pela Companhia Britânica das Índias Orientais. Só passou a ser chamado de Paisley, após começar a ser produzido na cidade de Paisley na Escócia.
 
Foi o símbolo fashion da contracultura Hippie na década de 1970. O formato das folhas remete à palma da árvore da vida, significando plenitude e prosperidade. Tá explicado o sucesso com os hippies né?
 
 
É possível encontrar o Paisley em várias “versões”. Simples só com as folhas, combinado com outras folhas, como uma vegetação, em várias cores, tecidos, tamanhos...
 
 
Peça da coleção outono/inverno 2012 do estilista JW Anderson.
 
Além é claro da gama de utilização da estampa. São lenços, saias, blusas, calças, vestidos, casacos, sapatos, bolsas, camisas... É uma estampa muito versátil e fácil de utilizar. Por ser muito colorida, é só combinar com uma outra peça mais neutra, lisa. Por ser colorida, você pode se divertir combinando com as mais variadas cores. Não há muita regra na hora de vestir uma Paisley.
 
 
O Paisley também é usado na decoração. Eu adorei essa parede que foi decorada com Paisley. Quero uma assim no meu quarto!
 
 
O Paisley também virou tatuagem. Eu gostei muito. Quem sabe um dia né?
 
 
Unhas de Paisley gente! Um dia eu vou tentar!
 

 Eu adoro o Paisley. No entanto ainda não achei nenhuma roupa com preço acessível =/ Mas eu tenho esses lenços!
 
 
Olha só quem sempre usou lenços de Paisley. Axl Rose.
 
 
Vocês têm roupas de Paisley? Gostam dessa estampa?
 
Um beijo,



Um comentário:

  1. Linda, obg pela visita :)
    Eu tenho dois vestidos nessa estampa, amooooo <3
    beijo beijo

    lladodedentro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...