sexta-feira, 8 de março de 2013

Livro da semana: A Língua de Eulália, do Marcos Bagno


Este delicioso livro foi uma indicação da minha professora de Teorias do Texto. Antes de contar um pouquinho sobre a história, preciso dizer que foi difícil encontrá-lo; fui em dois sebos, duas livrarias e nem sinal do livro. Minha última esperança era a biblioteca da minha cidade e que sorte eu dei, pois eles tinham um exemplar!

A Língua de Eulália conta a história de Vera (estudante de Letras), Sílvia (estudante de Psicologia) e Emília (estudante de Pedagogia) que vão passar as férias na casa de Irene - tia da Vera - no interior de São Paulo. Logo que chegam, as meninas são apresentadas a uma senhora chamada Eulália, uma mulher simples de tudo e que tem o seu próprio jeito de falar. 

No primeiro contato com Eulália, as três universitárias acham graça do jeito que ela fala e Irene as repreende por isso. A partir desse momento, a tia de Vera começa a mostrar, em forma de "aulinhas", uma nova visão da língua portuguesa. As meninas aprendem, por exemplo, que não é errado falar "trabaiá" ou "fósfro". É apenas diferente.

Com uma linguagem simples e bem humorada, Marcos Bagno tira de vez o nosso preconceito com o falar diferente do outro, passando pela origem de algumas palavras e também das variedades linguísticas. É mais um livro dele que me encantou.

Indico para você, que já pensou uma ou duas vezes em fazer Letras. 

4 comentários:

  1. Oi, Ana! Acho que já está na hora de falar o quanto amo o teu blog, muito mesmo. Não lembro como o conheci, mas agora sinto uma imensa necessidade em entrar aqui todos os dias. Quero muito cursar Letras e adoro quando você fala da faculdade, etc. Um grande beijo, te admiro muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi July! Você não imagina o quanto alegrou o meu dia ler o que você escreveu... As vezes, sinto uma vontade de desistir, mas só de saber que existem pessoas como você, eu recarrego as minhas energias e sigo! Obrigada pelo carinho.

      Excluir
  2. Isso me lembra muito as aulas de Introdução a Liguistica, e realmente fiquei com vontade de ler o livro. <3

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...