terça-feira, 21 de maio de 2013

Diário de uma estudante de Letras: 21 de Maio - Dia do profissional de Letras!


Lembro do dia em que eu tomei a decisão de fazer o curso de Letras. Foi depois de conversar por horas e horas com uma amiga que já tinha se formado e que falava do curso com uma paixão que me fez sorrir. Lembro também que uma semana depois, ela me deu de presente A Odisséia, um livro escrito por Homero que contava a história da volta de Ulisses para a sua terra, depois da guerra de Tróia. O livro estava com uma dedicatória muito bonita, feita por ela. 


No começo, eu tive uma certa dificuldade na interpretação do texto, mas com a ajuda do meu namorado, eu consegui ler os primeiros capítulos e logo eu estava devorando o livro. 

A questão é que eu sempre li, sempre gostei de ler, mas esse livro foi um divisor de águas na minha vida. Eu não sei explicar o motivo - não foi a história em si, não foi a capa, não foi o lindo gesto da minha amiga, mas eu sabia que algo tinha mudado. Naquele momento eu fui tomada por uma súbita vontade de fazer o curso de Letras, pois nele eu me encontraria profissionalmente e me realizaria como pessoa e pseudo-escritora. 

Dito e feito. No meio do ano começaram as inscrições para o vestibular e lá estava eu colocando Letras-Licenciatura Português/Inglês como opção de curso. Não psicologia, não pedagogia. Letras.

Passei no vestibular e as aulas tiveram início na metade de fevereiro. Desde o primeiro dia de aula até hoje, posso dizer pra vocês que eu me sinto feliz, que eu acordo feliz todos os dias, mesmo pegando um trem e dois metrôs até a minha faculdade. Em menos de um ano, eu aprendi tanta coisa - posso dizer até mais do que eu aprendi num ano inteiro de escola somado a meio semestre de cursinho - lembrando que aprender não é o mesmo que ter tido aula. Eu tive muitas aulas de física, de química, mas todos os aprendizados nessas matérias eram focados apenas na realização da prova e passar de ano.

No curso de Letras é diferente - eu quero aprender, eu gosto dos livros, dos professores e das amizades que eu fiz lá. 

Por muito tempo eu me senti deslocada dentro da escola, mas agora eu me sinto tão a vontade... eu posso ser eu mesma e não tem sensação que se compare a essa.

Bom, e hoje é o dia do profissional de Letras. Soube por acaso, enquanto estava no facebook (sou péssima para guardar datas) e fiquei muito feliz por saber que tem um dia dedicado a todos os loucos que entraram nesse curso. Um viva à Marcuschi. Um viva à Bechara. Um viva à Koch. Hehehe.

Era isso. 

Obrigada por ter lido até aqui. Consigo ser muito sentimental de vez em quando e só Deus sabe quanto tempo isso pode durar...

Um beijo da sua estudante de Letras favorita. 

10 comentários:

  1. Que lindo...
    Eu sou estudante de letras e ameeei o que você escreveu. Não psicologia,não pedagogia . Letras !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Barbara Julia. Não tinha outro perfil para selecionar.

      Excluir
    2. Oi Barbara, obrigada!

      Não psicologia, não pedagogia. Letras! :D

      Excluir
  2. ## Estou no 4ºperíodo de letras e super curtir seu blog!
    Abraço!
    Patricia Lopes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Patrícia!
      Eu ainda estou no primeiro semestre, mas já estou amando tudo.

      Excluir
  3. É isso mesmo, conviver no mundo das letras é ser sentimental, é chorar com um final de livro, é se emocionar com a vida que passa ao longo das páginas de estórias e histórias.
    Parabéns pleo blog e de hoje em diante estarei acompanhando.

    Sou prof. de Língua Portuguesa e amante da literatura, apesar de casado com uma prof de Língua portuguesa.

    Sucesso e AVANTE!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson!
      Bacana saber que temos um professor de língua portuguesa seguindo o blog! Você sempre será muito bem-vindo no meu cantinho.

      Excluir
  4. Que blog maravilhoso, vi que gosta de leitura, isso me chamou a atenção para as suas resenhas. Adorei o seu cantinho e o modo que escreve os posts!
    Nicole Kawai - Blog: http://fourteensprings.blogspot.jp
    Shizuoka - Japão ♥ xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer as resenhas é uma das coisas que eu mais gosto por aqui, hahaha.
      Venha mais vezes, Nicole!

      Excluir
  5. Linda a sua vocação, seu empenho sua determinação. É fascinante ver tanta bravura numa batalha renhida em busca do sonho, do conhecimento e consequentemente crescimento. Também sou discente do curso e tenho encontrado algumas dificuldades, mas insisto no meu sonho, o de aprender, e sei que eu chegarei lá. Parabéns querida, sua história é muito motivadora pra mim. Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...