terça-feira, 14 de maio de 2013

O que eu aprendi com Pat Peoples, d'O Lado Bom da Vida


Todos os dias, durante essa última semana, eu estou colocando em prática uma pequena lição que aprendi com um personagem de livro, mas precisamente o Pat, d'O Lado Bom da Vida - que descobriu, depois de ficar no "lugar ruim", que as vezes é melhor ser gentil com as pessoas do que ter razão e "ganhar" uma discussão. Fiquei pensando sobre isso antes de dormir e quando dei por mim, já eram duas horas da manhã. 

Pat passou por alguns problemas e após quatros anos internado numa clínica, finalmente voltou para o convívio com a sua família e amigos. Nesse processo, o ex-professor passou por situações desafiadoras para a sua mente, em que ele, por mais que quisesse ir contra  a atitude de alguém (especialmente a do seu pai), prefere ficar calado ou sair de cena. Sem reações bruscas. Sem cortar o silêncio com palavras duras. Uma de suas técnicas era murmurar algumas palavras e contar até dez, até esvaziar a mente. Depois disso, era como se nada o tivesse perturbado. 

Fiquei muito curiosa com essa mudança de atitude do Pat, pois coincidiu de ser bem parecida com a minha. Já faz alguns meses que eu venho buscando alternativas para mudar o meu comportamento com o mundo e preciso dizer que não é uma tarefa muito fácil. Prefiro mil vezes identificar os fatores de textualidade numa peça publicitária ou numa notícia de jornal do que encarar essa minha realidade. É complicado e imagino que a comparação que eu fiz não tenha sido lá as melhores, mas é assim que eu me sinto. Guardar as palavras ruins e engolir o choro que vem depois de uma discussão têm sido práticas constantes na minha vida, mas aos poucos, eu vou "inserindo" dentro de mim a verdade de que é muito melhor ser gentil do que ter razão, como Pat disse. Você nunca conheceu alguém que perdeu uma pessoa por ter sido gentil. Mas e por querer ficar com a razão, hum? Quantas?

Estou aprendendo muito com esse livro. Já não perco a paciência com qualquer coisa e da minha boca, só saem palavras boas. Essa tem sido uma semana tranquila, até agora. Sem discussões. Espero que continue assim. 

Ser gentil é muito melhor - não é mais fácil, de modo algum - as vezes, dá vontade de ignorar todo mundo, abrir um livro e mergulhar na leitura sem hora certa pra voltar. Mas tal atitude magoaria os que estão por perto e eu finalmente estou aprendendo a usar a tal da empatia. Razão pra quê, se no final das contas, só existe uma certeza na vida? 

Valeu, Pat. Você está me ajudando a sair do "lugar ruim" também.

2 comentários:

  1. Oi Ana, também estou lendo o livro "O Lado Bom da Vida". Quando o filme foi lançado no Brasil eu esperei quatro meses até disponibilizarem pra baixar em HD na internet. Então assisti o filme porem fiquei sem entender exatamente o significado, parecia apenas um filme de drama e comédia romântica, mas eu sabia que tinha algo mais. Foi então que pesquisando novos livros pra ler eu encontrei o ebook que deu origem ao filme, e lendo o livro estou entendo o que significa, eu grifei exatamente essa parte: "estou tendando ser gentil ao inves de ter razão" e assim como você, eu passei a noite analisando essa frase e decidi que seria muito bom eu colocar a determinação, o pensamento positivo e a gentileza na minha vida. Contar até 10 e fazer mais exercícios tambem. O livro ensina que nem sempre o que queremos é o que precisamos ou o que queremos. Adorei o que você escreveu aqui, aprendi mais um pouco com você. Vamos sair do "lugar ruim"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!

      Antes de tudo, muito obrigada por ter escrito para mim, viu?

      Essa mensagem do Pat é a mais incrível de todas. Escrevi esse texto em Maio, e mantenho o ensinamento até os dias de hoje. Não vou mentir pra você, Gabriel, é muito difícil ser gentil ao invés de ter razão. Mas descobri que, sendo gentil, ganho muito mais do que sendo a dona da verdade.

      Está dando certo para mim e tenho certeza de que em breve, sairei do lugar ruim.

      Boa sorte para você, meu querido. Estamos juntos nessa.

      Excluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...