quinta-feira, 30 de maio de 2013

Vídeo: leitura de um trechinho do livro "Dom Casmurro", do Machado de Assis


Hoje eu acordei cedo, apesar do feriado e do tempo frio de São Paulo serem sinônimos de "ficar mais tempo na cama". Tomei o meu café-da-manhã, pintei as unhas de rosa e comecei a leitura da semana: Dom Casmurro, livro que a minha amiga Déa me emprestou na última quinta-feira. 

Quando eu falo para as pessoas que nunca li essa história, a surpresa é nítida - isso porque sou apaixonada por livros e é praticamente um insulto à literatura brasileira não ter se encantado com a narração de Machado de Assis. Mas calma, eu explico os meus motivos.

Quando eu fui apresentada à esse escritor, tinha mais ou menos 15 anos, e a professora disse que a leitura do bimestre seria Quincas Borbas. Ok, sem problemas. Comprei o livro na feirinha da escola, abri o livro e comecei a ler as primeiras páginas. Assim que eu fechei o livro, tive a impressão de que não tinha lido, pois eu não conseguia entender nada do que estava escrito. Fiquei muito frustrada.

Depois de alguns anos eu decidi me arriscar novamente com Machado de Assis - só que dessa vez, com os seus contos. Acabei gostando, como já era de se esperar.

Dom Casmurro é um livro que a muito tempo eu tenho curiosidade em ler, pois já assisti duas peças e um filme baseados na história de Bentinho e de Capitu. Quando eu comentei isso com a Déa, ela ficou surpresa e decidiu me emprestar o livro. Estava aí a minha chance de ler!

Pois bem, hoje eu li os primeiros capítulos e posso dizer que a leitura está fluindo. Um trecho do capítulo 12 me chamou a atenção e eu queria muito compartilhar com vocês. Olhem aí:


Machado de Assis é brilhante. Indico esse livro para vocês, leitores. Ah! E quando eu terminar, prometo que farei resenha. 

3 comentários:

  1. Amo Dom Casmurro esse trecho que você leu é genial mesmo, eu amo muito do inicio do livro a forma como ele começa a história e tão perfeito, Machado de Assis é um mestre eu ador muito. Parabéns pelo ótimo gosto e pelo blog ta lindíssimo.

    Beijos <3

    http://www.fragmentos-intensos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Iara! Também adoro o Machadão, haahahaha.

      Excluir
  2. Carol, algo parecido aconteceu comigo... Concluí meu ensino fundamental em 2008 (ano do centenário de Machado de Assis) e como presente de conclusão, todos os alunos receberam uma coletânea de livros dele e um DVD cujo título é "Um passeio pelo tempo Machadiano". Pois bem, assim que recebi, TENTEI ler. Tentativa completamente frustrada, pois não entendi a linguagem. Juro que pensei em jogar a coletânea fora (estaria mortinha de arrependimento agora) e minha tia disse que guardaria. Esse ano resolvi ler e sou completamente grata à minha tia por não ter me permitido jogar esse tesouro no lixo!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...