domingo, 28 de julho de 2013

Livro da Semana: Divã, da Martha Medeiros


Terminei na quinta-feira o livro Divã, da Martha Medeiros. Eu praticamente fiz toda a leitura no trem enquanto estava indo ao trabalho. Quarenta minutos por dia foi o suficiente para devorá-lo em menos de uma semana, e hoje eu vou contar pra vocês a minha opinião sobre o livro e uma resenha breve, pra não tirar o suspense dos leitores que ainda não o leram.  


Narrado pela personagem principal, Divã conta a história de Mercedes, uma mulher com mais de quarenta anos que resolve fazer análise. Durante todo o tempo em que divide as suas aventuras, os seus anseios e os seus sonhos com o doutor Lopes, Mercedes nos leva para uma viagem por dentro de suas emoções. 


O livro é cheio de detalhes e cada capítulo é uma consulta. É através desse tempo em que ela está com o seu analista que conhecemos uma mulher cheia de sonhos, dúvidas, vontades e contradições - e ao mesmo, uma mulher inteligente, vaidosa, administradora da casa, dos filhos e do marido. 


Eu gostei do modo como a Martha Medeiros o escreveu, tornando os leitores cúmplices das aventuras e dos segredos de Mercedes - ao mesmo tempo em que acompanhamos o processo de auto conhecimento e de aceitação da personagem. 


É praticamente impossível não refletir com a Mercedes, não olhar para dentro de nós mesmos, como se também estivéssemos no divã, conversando com o doutor Lopes. Deixo aqui uma frase tirada do livro:
"Eu poderia falar três horas sobre mim mesma e ainda assim seria um resumo. Meus quadros não têm tanta importância, não busco a celebridade, eles me distraem de mim, e ao mesmo tempo me revelam. A tinta é como se meu suor, é uma outra espécie de transpiração. Você nunca viu meus quadros, não é Lopes? Imagino sua curiosidade. De certa maneira, eles concorrem com nossas sessões. Terapia do pincel. Nada a ver com charutos.".


Informações sobre o livro:
Título: Divã
Autora: Martha Medeiros
Editora: Objetiva
Ficção Brasileira.
ISBN 978-85-7302-971-0
169 páginas.

Leitores, vocês gostaram do livro da semana? Vocês já leram ou tem vontade de ler Divã? Contem pra mim nos comentários!

twitter  facebook  youtube

2 comentários:

  1. Você é muito linda Ana *-*
    Eu já vi o filme e confesso ter gostado bastante... Mas não tenho certa curiosidade para com o filme. Entende?
    Enfim <3
    Beijos

    queridosquinze.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, obrigada pelo "linda", haha!

      Sei sim, eu também já vi o filme e é bem legal mesmo! Entendo como você se sente, as vezes me sinto assim, é normal, não é mesmo?

      Beijos!

      Excluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...