sexta-feira, 5 de julho de 2013

Nova tag: Professorando + fotos do dia + primeira aula


As aulas começaram ontem por volta das duas horas da tarde. Cheguei antes do horário (como de costume), organizei minha mesa na sala dos professores, conversei com os colegas e aguardei.

Os que vocês vão ler agora é o relato do primeiro dia de aula da turma de vendas, que iniciou o curso com a aula de reforço no qual eu sou a professora. Vale lembrar que todas as alunas têm mais de trinta anos de idade e a grande parte não concluiu o primeiro ou segundo grau. Essa é a minha sétima turma lá no serviço, mas fiquei ansiosa como se fosse a primeira. Confesso que não dormi um dia antes, a ansiedade não permitiu - mas como tudo na vida é sempre melhor do que a gente imagina (sim, sou uma otimista incurável), no final das contas eu acabei me surpreendendo de uma maneira muito boa. E é sobre tudo isso que eu vou escrever agora, preenchendo os parágrafos com algumas fotografia que tirei hoje antes de sair. 


Estaria mentindo se eu dissesse que não senti aquele friozinho na barriga antes de subir as escadas para a sala dois. Senti e senti muito, de embrulhar o estômago (quando eu digo pra vocês que eu sou ansiosa, eu não estou brincado, haha), mas me lembrei dos ensinamentos do meu pai, que sempre me disse "enfrente o seu medo, não importa o que seja, nunca deixe que isso impeça de fazer o que você gosta". Foi com essa frase que eu encontrei forças nas pernas para subir as escadas - com o coração na boca, o receio na voz em falhar no primeiro "boa tarde". Ignorei todas essas sensações e subi degrau por degrau, até a sala dois.


A primeira reação que eu tive foi sorrir. 

Sorri com todos os dentes, disse um "boa tarde" bem animado e já não tinha mais ansiedade nem medo que me segurasse. Eles evaporaram e então tudo o que eu aprendi em um ano de trabalho voltou como se eu não tivesse parado de dar aulas por seis meses. Tudo estava dentro de mim e eu sabia exatamente o que deveria fazer.


A sala é grande, bem arejada. Tem duas portas, sendo uma de vidro e que dá direto a varanda. Mais ou menos trinta mulheres estavam sentadas nas carteiras e sorrindo de volta, retribuindo o "boa tarde" com mais alegria do que eu esperava ou do que eu seria capaz de dar.


Depois de me apresentar, pedi para que cada aluna fizesse o mesmo, dizendo o seu nome, a sua idade (se quisesse) e a razão de ter escolhido o curso de vendas. Foi um momento bem divertido, pois a maioria já trabalhava com vendas e até teve algumas que contaram alguns causos. Quando menos esperava já estavam enturmadas, tranquilas... finalmente o nervosismo do primeiro dia de aula fora embora. 


Encerradas as apresentações, a coordenadora Adriana entrou na sala e se apresentou para as meninas, deu boas vindas e esclareceu algumas dúvidas sobre as faltas. Após tudo resolvido e bem explicado, eu levei as meninas para a sala de informática e passei dois vídeos motivacionais que eu costumo passar no primeiro dia de aula: o testemunho de Tony Melendez e a audição de Susan Boyle. Meu objetivo com essa atividade é mostrar a elas de que são capazes de aprender de novo, de superar as suas dificuldades e de ir além do que as aparências podem nos oferecer. Todas ficaram muito emocionadas com os vídeos e então eu pedi para elas fazerem um pequeno texto contando como o Tony e a Susan serviriam de inspiração para a as aulas de reforço. 


Textos entregues, eu as liberei para o intervalo e como era o primeiro dia de aula elas poderiam lanchar e ir para casa. Foi uma tarde longa, teve momentos em que eu fiquei muito apreensiva, mas confesso que no final da aula quando algumas alunas ficaram para se despedir e agradeceram pelos vídeos me senti realizada. Sabe aquela sensação de dever comprido? Então. 

Agora, me digam: como pode uma pessoa sentir tanta coisa em poucas horas? Nervosismo, ansiedade, insegurança e depois felicidade, realização, satisfação. Um após o outro, sem interrupções. Foi assim na primeira turma (abril de 2012) e foi assim agora, mais de um ano depois. 

Não tem explicação, gente. É felicidade mesmo. Eu me sinto completa quando estou em sala de aula. Esqueço os meus problemas e me dedico apenas às mulheres que estão na minha frente, ansiando por aprender algo novo, algo que faça a vida delas melhorarem. É praticamente um dever, uma responsabilidade que eu assumo com as alunas logo no primeiro dia de aula - e eu não sossego enquanto não cumpri-los.

Esse foi o primeiro dia. Tentei resumir num texto para vocês. Espero que tenham gostado e que tenham sentido. 

Peço desculpas pela ausência de postagens essa semana, mas eu realmente fiquei sem tempo. Prometo que não vai acontecer mais! Obrigada por ler até o final!

10 comentários:

  1. Parabéns, Ana! Deve ser legal ser professora pra pessoas "mais velhas". Um dos motivos que não me torno professora é por causa da bagunça que os adolescentes costumam fazer, hehe. Mas que bom que ocorreu tudo bem, ainda mais em uma turma só de mulheres! Um beijo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É realmente muito bacana, gosto muito de dar aulas para essa faixa etária. Ainda não tive experiência de ensinar para adolescentes, mas quem sabe algum dia? :D
      Se você já pensou em ser professora e acha que essa profissão te realizará, não deixe de a exercer por causa dos jovens bagunceiros. Toda área tem a sua dificuldade, e tenho certeza de que é capaz de superá-la! Um grande beijo.

      Excluir
  2. Que esse desejo de ensinar sempre fique em seu coração! Ser professora é uma profissão encantadora, porém a própria sociedade a desvaloriza. Deus te abençoe! Felicidades! Valéria Bazilio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Valéria, infelizmente não é a profissão mais valorizada no Brasil, mas a nossa luta é para que cada vez as pessoas reconheçam a importância do professor na vida das pessoas, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Obrigada pelo carinho, felicidades para nós!

      Excluir
  3. Ah que gracinha, é muito dificil encontrar pessoas que amam dar aulas e se satisfazem dessa forma. Parabens!

    Beijos, www.moniquepires.com

    ResponderExcluir
  4. Que linda você *-* Como é bom ver pessoas apaixonadas por ensinar, mesmo com as dificuldades. Já to ansiosa para da minha primeira aula, mas ainda falta um tempinho.

    ResponderExcluir
  5. Você deve ser uma ótima professora, ama isso, espero que você chegue longe na carreira.
    Amei as fotos e as palavras <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, L! Apareça mais vezes no meu cantinho!

      Excluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...