terça-feira, 30 de julho de 2013

Professorando: últimos dias + experiência


Oi leitores! Faz um tempo que eu não atualizo o professorando, não? Eu sei, mas eu posso me explicar! Essas últimas foram muito corridas, tive que preparar todas as aulas desse mês e isso exigiu muita dedicação e horas e mais horas estudando. 

Mas agora estamos na reta final, as aulas da minha turma de reforço acabem nessa sexta-feira, dia 2 de agosto e estou muito satisfeita por tudo que eu e as alunas conquistamos no decorrer do curso.

Em matemática começamos com as operações básicas e encerraremos com porcentagem. 

Em português, iniciamos com sílabas e na quarta-feira as alunas produzirão uma redação. 

Eu não poderia estar mais feliz, pois em um mês de curso todas nós ultrapassamos os limites - muitas alunas pensaram uma ou duas vezes em desistir do curso, pois achavam que a matemática era complicada, mas com muita força de vontade elas chegaram até o final, resolvendo operações de até 3 números na chave! Pode parecer simples para a maioria de nós, mas para elas, é uma grande conquista! E pra mim também, claro!

Contudo, não posso negar que houve um momento em que eu pensei em desistir. Pode parecer estranho imaginar isso, pois quem me conhece pessoalmente ou me acompanha nas redes sociais sabe o quanto amo "professorar", mas esse pensamento me ocorreu nessa última sexta-feira. Vou contar pra vocês, bem resumido.

Eu e as alunas estávamos conversando sobre a festinha de encerramento, quando algumas alunas se exaltaram por razões que não vem ao caso - basta saber que elas não entravam num acordo e logo a sala começou a tomar partido da discussão. Eu, como professora, tentei fazê-las voltarem ao normal, lembrando-as de que estavam numa sala de aula, não na rua. Por várias vezes pedi silêncio, mas elas não me ouviram. Foi então que eu perdi a paciência e disse num tom bem alto e forte: chega! 

Confesso que no momento eu não me reconheci. Fiquei assustada com a minha própria voz e com a minha irritação. Senti que as lágrimas estavam chegando, então eu saí da sala. 

Entrei na sala dos professores e pedi ao coordenador que conversasse com as alunas. Eu estava muito nervosa e chorando muito, pois tinha acabado de perder a autoridade na sala. Isso nunca tinha acontecido antes. 

Chorei, chorei e chorei. Respirei fundo e olhei o visor do celular: faltavam 5 minutos para o término da aula. O coordenador as dispensou depois de fazer a chamada e conversou comigo. Foi um diálogo muito franco, ele entendeu a minha situação e conseguiu acalmar as alunas. Estava tudo resolvido. 

Menos para mim. Eu me senti muito fraca, muito incapaz naquele momento. Pensei em desistir, não vou mentir pra vocês. A emoção falou mais alto naquele momento. 

No sábado de manhã eu estava mais calma e consegui assimilar tudo o que tinha acontecido. Percebi que não foi culpa minha, que isso pode acontecer com qualquer professor e que o melhor mesmo foi ter saído antes de chorar na frente delas. Valeu como experiência, sabe? Não vou dizer que gostei de ter passado por isso, pois seria uma grande mentira. Não gostei, mas aprendi. Dizem que nós aprendemos mais com os erros do que com os acertos, não é? Pois então.
...

De qualquer forma, hoje a aula seguiu tranquilamente. Levei uma amiga que também estuda Letras para conhecer as alunas e ela adorou! Foi uma tarde boa, tivemos apresentações de trabalhos (vou contar num outro post!) e um pouco de matemática - elas estão vendo o conceito de X. 

Nada como um dia após o outro, não?

4 comentários:

  1. Parabéns Ana! Você é uma ótima professora!! Não desista nunca, nunca e nunca! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carol!! Não vou desistir! <3

      Excluir
  2. Super legal essa ideia de compartilhar suas experiências profissionais no blog.
    Sucesso para você!

    Meu Filme virou Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostou, Juciele? Então eu vou continuar compartilhando tudo com vocês! Beijos e sucesso!!!

      Excluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...