sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Diário de uma estudante de Letras: segundo semestre!


Oi leitores! O segundo semestre de Letras já começou e hoje eu vim compartilhar com vocês um pouquinho sobre a rotina e as novas matérias, que já posso adiantar: são muito mais legais que a do primeiro! Mas antes, eu queria me desculpar pela ausência de postagens nessas últimas semanas. O carregador de pilhas da minha câmera quebrou e agora eu não tenho como fotografar, mas em breve eu vou comprar um novo para poder atualizar o blog como sempre! Tô perdoada? 


Voltando ao post, vou começar contando pra vocês sobre as minhas matérias. Ao todo, eu tenho sete matérias:
Comunicação e Expressão (CE);
 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (PDA);
 Prática de Ensino;
 Linguística Geral;
 Ciências Sociais;
 Teoria Literária
 Semântica e Pragmática

Aposto que vocês já sabem qual é a minha matéria favorita. Hehehe, mas eu vou fazer suspense e contar só no final do post! 

Como vocês devem ter percebido, agora eu tenho três matérias relacionadas com licenciatura (CE, PDA e Prática de Ensino), ou seja, são matérias que têm como objetivo formar os futuros professores. Gosto muito das três - em especial da CE, pois a minha professora é demais! Ela conhece todo o tipo de aluno e lida com todo o tipo de situação que vocês possam imaginar de uma forma bem divertida. As horas passam, mas eu e as minhas amigas nem notamos, pois a professora Débora consegue prender a nossa atenção, sem contar as histórias que ela compartilha conosco para exemplificar os conteúdos da matéria. Didática pura.


A matéria dela é necessária para ampliar os nossos conhecimentos relacionados à comunicação, além de propiciar a valorização da linguagem, tanto na sua forma escrita quanto na fala, valorizando as diferenças de uso do nosso português brasileiro. Sinto que as aulas dela me ajudarão muito, principalmente no que diz respeito a minha timidez. Comunicação é tudo! Referência da aula: Ingedore Koch.

Desde a primeira aula eu percebi que PDA seria uma matéria muito teórica e não poderia ser diferente. A Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem investiga como o homem adquiri conhecimento, quais são os fatores externos e internos que influenciam neste processo e como podemos auxiliar crianças e jovens que têm dificuldade em aprender. Referência da aula: Jean Piaget.

A Prática de Ensino é uma velha amiga minha - fomos apresentadas no primeiro semestre. Durante as aulas, iremos criar projetos para exercer com os nossos futuros alunos, visando sempre a melhor didática e o melhor aproveitamento. Gosto muito! Obs.: por enquanto não temos um autor de referência.


A professora de Linguística Geral é a mesma professora que me deu aulas de GALP (Gramática Aplicada da Língua Portuguesa) no primeiro semestre e provavelmente, a mesma que me dará aulas de Latim no ano que vem. Gosto muito dela, leitores. A Martha é incrível, nunca vi aquela mulher de mau humor e tem sempre boas histórias para nos contar (ela já morou no Japão!)

Linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana, e nessa matéria, ampliamos as nossas perspectivas sobre o que é a língua em uso e como podemos ensinar este conceito para os nossos alunos de modo que eles compreendam que não existe apenas um jeito certo de se falar/escrever, mas que tudo dependerá exclusivamente do contexto. Referência da aula: Saussure e José Luiz Fiorin.


O professor de Ciências Sociais é o mesmo que me deu aulas no semestre passado de Homem e Sociedade, o Fernando. Eu considero essa matéria um tanto quanto complexa, pois mistura conceitos de sociologia, antropologia, filosofia e história. As vezes eu me perco, confundo Renascimento com Iluminismo, hehe, porque são muitos conceitos para serem aprendidos em apenas duas aulas. Por sorte, os textos de apoio (escritos pelo próprio professor) estão me ajudando muito. O que eu mais gosto da aula, é o senso crítico que o professor busca inserir em nós, nos tornando cada vez mais ativos em tudo o que acontece em nossa volta - e não apenas espectadores da vida. 


Semântica e Pragmática é uma matéria complexa, muito complexa. Trata-se do estudo do significado e também, do uso social desse significado. Já preenchi umas cinco folhas do caderno, completas de citações da professora e observações de livros. De todas as matérias, é a que está sendo mais difícil pra mim, pois os conceitos são abstratos e mais uma vez, tudo depende do contexto. Semana passada a professora passou uma lista de textos que temos que pegar na copiadora para acompanhar as aulas, quem sabe, depois da leitura, eu entenda mais essa tal Semântica e possa contar com mais detalhes pra vocês? :) Referência da Aula: José Luiz Fiorin.


E por fim, tenho nesse semestre aula de Teoria Literária. Finalmente, uma matéria relacionada a leitura! Fiquei tão feliz quando a vi na grade curricular! Nessa aula, aprendemos sobre verso e prosa, o que é literatura, o que é crítica e análise literária, quais são os fundamentos estruturais e estéticos da poesia, entre outros assuntos. Com toda a certeza, essa será a matéria que eu mais comentarei aqui no blog. Estou amando muito!  


Leitores, sei que esse post ficou ENORME, mas espero que mesmo assim vocês tenham gostado. Durante os próximos meses, irei compartilhar com vocês a minha rotina no segundo semestre de Letras. Se vocês tiverem alguma dúvida, podem deixar aqui nos comentários que eu vou tentar responder da melhor maneira possível. Combinado? Um beijo e até o próximo post!

14 comentários:

  1. Eu sou estudante de Letras [Universidade Estadual do Maranhão] e estou no 7º semestre de curso e já estudei todas essas matérias que você citou, algumas com o nome diferente, mas com o mesmo conteúdo! Semântica é uma disciplina bem abstrata meeeesmo, é preciso pensar muito pra aprender todos os conceitos da significação! Ah, confesso o amor que eu tenho pela Linguística, estudei Linguística Geral no 2º semestre e Linguística Moderna no 3º. Foi muito gostoso e bem interessante e tenho saudades dessas aulas. Até penso em fazer meu TCC baseado nessa área de estudo ou então sobre Literatura Inglesa, estou com dúvidas e preciso me decidir logo. Faz uma semana que minhas aulas começaram de novo e dessa vez tenho Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira II, Literatura Inglesa, Inglês VI, Prática Interdisciplinar e Intertextual... Ufa! Espero que meus estudos sejam proveitosos e os seus também! Sempre leio seu blog, mas só hoje que tive um tempinho pra fazer uma paradinha e comentar. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayaia! Caramba, você já tá no 7° semestre! Que legal! Você deve estar bem animada, pois já já termina a faculdade, não? Também adoro Linguística, não tem como não se apaixonar!!!

      Muito obrigada pelos votos, desejo que os seus estudos sejam proveitosos também!

      Excluir
  2. Ai que deliciaaaaaaaa! Tô estudando pro mestrado de letras <3

    Beijos beijos
    http://manualdosvinte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que bacana Ana. Eu cursei história e estou fazendo especialização em história do Brasil. Sei bem como é essa rotina de estudante. adorei o post, parabéns e bons estudos :)

    Beijos :*

    Pequenos Vícios Diários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luana! Bons estudos pra você!

      Excluir
  4. Que letra lindja Anaa!

    http://devorandomeuslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana! Estou no 3º período de Letras e esse semestre eu estou fazendo: Português 3, Linguística 3, Didática 1, Teoria da Literatura 2 e Literatura Portuguesa 1. Que consigamos ir para o próximo período com louvor e muita dedicação. Estou amando o meu curso e espero me formar logo. Adorei seu resumo e sua letra é lindíssima! Bom semestre para nós! Beijos.
    Valéria Bazilio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria! Que legal, parece que as suas matérias são bem interessantes. Eu também amo o meu curso, a cada dia eu me surpreendo mais e mais com as coisas que eu aprendo! Obrigada pelos elogios, viu? Apareça mais vezes aqui no meu cantinho! Um beijo!

      Excluir
  6. Amando seu blog,eu estou em duvida do que vou fazer na faculdade enfermagem ou biologia.Letras parece ser legal bem diferente do que eu achei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de ter mudado um pouco o seu conceito sobre o curso de Letras! As pessoas as vezes acham que é chato, comparam com as aulas que a gente tem na escola, mas não tem nada a ver, é muito legal e surpreendente. Aprendo muito todos os dias, sabe?

      Obrigada por ter vindo aqui no meu cantinho!

      Excluir
  7. Muito legal seu blog, também estou no 2º semestre de letras na unip vergueiro. As matérias são as mesmas e estou amando o curso embora eu não seja uma aluna muito aplicada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Vanessa! Fica tranquila que logo logo você pega o ritmo ;)

      Bons estudos!

      Excluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...