sábado, 10 de agosto de 2013

Livro da Semana: Extraordinário


Durante uma semana eu convivi com o August, um garoto que por razões que até hoje carecem de explicações lógicas, nasceu com uma deformidade facial. Desde pequeno, August foi operado vinte e sete vezes. Lábio leporino, ausência de orelhas e olhos caídos - quase nas bochechas, são só algumas de suas características faciais, escondidas durante uma boa parte da sua infância com um capacete de astronauta, presente da melhor amiga da sua irmã.  


August nunca foi para a escola. Ele tinha aulas com a sua mãe em casa, mas era tudo muito liberal - sem horários ou lições de casa. Mas chegou num momento em que a sua mãe não poderia mas ensiná-lo (ela é péssima com frações) e numa conversa com o August, comentou que havia chegado a hora dele ir para a escola.


No primeiro instante, nem o August nem o pai dele gostaram muito da ideia. O nosso amigo é diferente das outras crianças que têm dez anos de idade - e você sabe como são as crianças, elas não disfarçam a cara de horror/nojo/espanto quando veem garotos como o August. Ele não se sentia pronto para encarar um monte de garotos debochando dele. 


Mas por fim, ele acaba aceitando (não vou contar como, hehehe, porque é muito engraçado e você tem que ler pra saber!). As primeiras semanas foram muito difíceis e fizeram uma "brincadeirinha" pelas costas dele: se alguém tocasse no August, ficaria com a mesma deformação que ele! Era como se ele fosse o queijo bolorento do livro O Diário de um Banana e quem o tocasse automaticamente ficaria com o Toque de Queijo.


Aos poucos, August vai conquistando boas amizades e enfrentando todos os problemas que surgem. Ele é um garoto muito forte, leitores. Não sei se na situação dele eu conseguiria lidar com tanta coragem.


Extraordinário é o tipo de livro que todos os pais e adolescentes deveriam ler. Ele nos ajuda a entender o que se passa dentro da cabeça de uma criança "diferente" das demais. Além disso, é uma grande inspiração para as pessoas que por alguma razão, se sentem excluídas na escola. Eu gostei muito, leitores. Não vou entrar mais em detalhes sobre a história, pois quero muito que vocês leiam e tirem as suas próprias conclusões. E por fim: cinco estrelinhas para o August e sua família. 

 Informações sobre o livro 

Titulo: Extraordinário (tradução de Wonder)
Autora: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Ficção Americana
ISBN: 978-85-8057-301-5
318 páginas

Gostaram do livro dessa semana, leitores?

5 comentários:

  1. Que legal Ana. É um baita exemplo e lição hein? Acho que muda como nós vemos uns aos outros... Já que você não quis me contar alguns detalhes, acho que preciso ler o livro mesmo u.u hahahahahaha
    Vou atrás dele urgentemente! *-*

    Beijos flor <3
    Estante das Fadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom, Carol! Você não vai se arrepender da leitura, viu?

      Excluir
  2. Oi Ana! Amei a resenha. O livro parece ser maravilhoso. Li as primeiras páginas no Kobo e amei. Estou louca para amar.

    Parabéns pelo blog, tá lindo ♥

    Beijos,

    http://depoisdevoar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Juliana! Fico feliz que você tenha gostado da minha resenha e do blog.

      Leia e depois fala se você gostou! *-*

      Excluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...