terça-feira, 27 de agosto de 2013

Livro da Semana: O Silêncio das Montanhas, do Khaled Hosseini


O livro dessa semana foi um presente que com muita insistência da minha parte meu irmão me deu, hehe. Ganhei semana retrasada e confesso que no dia eu fiquei entre esse livro e o As Vantagens de Ser Invisível, mas acabei decidindo por esse, pois uma amiga já tinha comentado sobre a história e eu fiquei muito curiosa para ler, além de ser uma obra do Khaled Hosseini, escritor que eu admiro muito pelos seus outros títulos: O Caçador de Pipas e a Cidade do Sol.


O Silêncio das Montanhas conta a história de Abdullah e Pari, dois irmãos que moram numa aldeia no Afeganistão e que desde pequenos criaram laços muito fortes - Abdullah era o responsável por cuidar da irmã, era ele quem a limpava quando era um bebê frágil, quem segurava a sua mão caso sentisse medo no meio da noite, ele a protegia de um modo quase paterno, pois era assim que ele se sentia, afinal de contas, o seu pai passava muito tempo trabalhando e as crianças eram órfãs de mãe, passando muito tempo com Parwana, a segunda esposa de seu pai, mas no qual não tinham muita afinidade. 


Num determinado momento, Abdullah e Pari são separados na infância. A família deles era muito pobre e o pai aceitou a oferta de seu cunhado, Nabi, de vender Pari para os seus patrões, o Sr. e a Sra. Wahdati. Conforme os dias, as semanas e os meses vão passando, Pari - que era apenas uma criança, acaba por esquecer de vez a sua outra vida na aldeia e por consequência o seu irmão.  


Mais de sessenta anos passam e as lembranças da infância se perderam no tempo. Pari se muda com a mãe para Paris, onde se torna uma jovem formada em matemática e posteriormente, mãe de três filhos. Abdullah é dono de um restaurante nos Estados Unidos e tem apenas uma filha, que foi batizada com o mesmo nome da irmã. 


Através da trama principal, o autor narra a história de várias pessoas que de alguma forma se relacionam com os irmãos e de certo modo, o ponto de vista de cada um deles. Temos o Nabi, irmão de Parwana e tio por afinidade de Abdullah e Pari, cozinheiro do Sr. Wahdati e apaixonado pela Sra. Wahdati. Conhecemos o casal que adotou a pequena menina, um senhor muito calado que guarda um amor secreto e uma escritora profundamente melancólica e amante de um bom vinho. Entre outros...


Costumo dizer que o Khaled Hosseini é um grande contador de histórias, e O Silêncio das Montanhas é uma prova do seu talento como escritor. Num capítulo para o outro, nos deparamos com personagens tão bem escritos que ouso pensar que eles são reais - são tão cheios de personalidade e detalhes, que no final da leitura é como se você fosse amiga de todos. Entendem o que eu quero dizer? O Hosseini cria uma intimidade entre os personagens e o leitor que pouquíssimos autores conseguem. Isso é uma das coisas que eu mais admiro nele. 

O Silêncio das Montanhas é um livro que percorre décadas e países, afim de unir dois irmãos que foram separados na infância. É uma história de amor, relações familiares, solidariedade e valores. Confesso, é carregado de um sentimento triste também, mas isso é muito pessoal, então pode mudar de leitor para leitor. Gostaria que vocês lessem e tirassem as suas próprias conclusões. Se você leu O Caçador de Pipas e gostou, certamente irá se encantar por esse livro. 

 Informações sobre o livro 

Titulo: O Silêncio das Montanhas (tradução de And the montains echoed)
Autora: Khaled Hosseini
Editora: Globo
Família, Ficção
ISBN: 978-85-250-5408-1
350 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...