terça-feira, 20 de agosto de 2013

Livro da Semana: Quem É Você, Alasca?, do John Green


Vocês lembram desse post da semana passada, no qual eu comentei que uma amiga do curso de Letras me emprestou o livro "Quem É Você, Alasca?", do John Green? Pois então, depois de uma semana eu terminei o romance e agora eu vou contar pra vocês um pouquinho sobre ele.


"Quem É Você, Alasca?" é o primeiro romance do Green, publicado originalmente em 2005. A história é dividida em duas partes, o Antes e o Depois. 


No Antes, conhecemos o Miles, um garoto que adora ler biografias de escritores e é fissurado por últimas palavras. Além disso, Miles é bem reservado, tem poucos amigos (pra não dizer nenhum, hehe) e decidiu mudar de escola em busca do seu Grande Talvez,  um termo que foi citado antes do último suspiro do poeta François Rabelais: "Saio em busca de um Grande Talvez".


Ainda apreensivos, os pais de Miles os levam para o seu novo colégio, o Culver Creek, que fica no Alabama. Por lá, o nosso personagem principal divide o quarto com Chip Martin, conhecido por todos como "Coronel". Logo no primeiro dia, o Coronel leva o "Gordo", (apelido que ele deu ao Miles por ser muito magro) no quarto da Alasca para pegarem uns cigarros.  


Segundo o Gordo, Alasca é a garota mais linda da humanidade. Fica evidente que ele se apaixonou por ela no momento em que a conheceu, sentimento que não é correspondido, pois Alasca tem namorado. Durante o período escolar, Gordo, Coronel, Takumi, Lara e Alasca se envolvem em muitas façanhas, desde inventar trotes até fumar e beber escondido dentro do campus. 


A segunda parte, o Depois, é marcada por um acontecimento cruel, imprevisível e marcante. Se eu contar vai ser spoiler, então vou manter o suspense, ansiando que vocês façam a leitura e descubram do que é que eu estou falando. Mas posso dizer, sem entregar indícios do que aconteceu, que o Depois é o momento em que presenciamos o impacto que uma pessoa pode ter sobre a outra, a busca da compreensão sobre o sentido de tudo o que existe, o motivo por trás da nossa existência e afinal de contas, da Vida. 


"Quem É Você, Alasca?" é um romance escrito com muita sensibilidade, narrado com detalhes que por vezes nos fazem "entrar" na história. Eu gostei muito, chorei em alguns momentos, fiquei brava com o John Green em outros, mas de maneira geral, digo - ou melhor, escrevo: foi uma leitura muito boa e cada vez mais me surpreendo com a inteligência e imaginação desse escritor tão talentoso.

 Informações sobre o livro 

Titulo: Quem É Você, Alasca? (tradução de Looking for Alasca)
Autora: John Green
Editora: Martins Fontes
Ficção 
ISBN: 978-85-7827-342-2
227 páginas

O que acharam do livro dessa semana, leitores?

2 comentários:

  1. Ansiosa para chegar o meu. Mas a capa desse é perfeito. *o* <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho essa a capa mais linda de todas, Jéssica!

      Excluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...