quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Mal entendido, críticas e opiniões


Ontem, num grupo que eu participo no facebook, eu cometi o erro de comentar numa postagem que falava mal sobre uma blogueira bastante conhecida e que por coincidência eu gosto muito. 

Resumindo a ópera, as integrantes do grupo estavam se posicionando sobre a atual situação da garota que chamou a atenção por motivos que não vem ao caso e sinceramente, lendo aqueles comentários eu senti como se estivesse diante de promotores e advogados de defesa, discutindo, argumentando, usando uma porção de adjetivos que desqualificaram e reduziram a blogueira até dizer chega.

Em meio a tantas risadas e críticas sobre um assunto que não diz respeito a nenhuma integrante do grupo, eu decidi me posicionar também. Escrevi que eu não entendia a razão pela qual as pessoas julgaram tanto a blogueira, como se fossem melhores, como se nunca errassem. 

Aproveitei que já tinha começado o primeiro parágrafo e continuei, tentando mostrar para as meninas que nós não temos nada, absolutamente nada a ver com o que aconteceu com a garota e que isso já é motivo o suficiente para não criticá-la. Então, veio uma integrante do grupo - que até me marcou no seu comentário, dizendo que o preço de ser conhecida é exatamente esse: ouvir críticas de todo mundo.

Vou dar ênfase: o-preço-de-ser-conhecida.

Hm? Quer dizer que por postar coisas legais no blog, ter conteúdo e um layout bacana, a blogueira vai ter que aguentar todo e qualquer tipo de pedrada que aparecer via redes sociais? É isso, ou quem sabe, as minhas aulas de Interpretação e Produção de Textos não surtiram efeito, pois foi exatamente isso que eu entendi da frase. Então, se ela ou qualquer outra blogueira famosa for vista nas ruas ou num shopping usando uma saia curta, ela deverá escutar as críticas de todo mundo e todo o tipo de piada nas redes sociais? Por quê?

Primeiro, eu queria deixar claro que eu não acredito em críticas construtivas - até porque, na minha concepção, criticar alguém está diretamente relacionado com a intimidade que você tem com a pessoa e não é algo que você divulga para o resto do mundo. É algo particular e você precisa estar certo das suas intenções, pois pode ser mal entendido. Eu não vou criticar alguém que eu mal conheço, afinal, não sei os seus motivos, o que o levou a agir de tal modo. Vocês entendem o que eu quero dizer?

Acabei deixando a conversa de lado, pois não quis fazer parte da discussão. Mas preciso dizer que ainda estou um pouco chateada com tudo o que eu li, sabe? Não sei se eu me expressei bem no grupo ou se me faltou jeito com as palavras, o certo é que eu me coloquei no lugar da blogueira e acho que faltou essa empatia das outras meninas. Talvez, se elas se imaginassem sendo o centro das atenções de uma maneira negativa, elas deixariam de lado as ofensas. Não gostou de um post? Feche a aba. Não gostou de uma foto postada no instagram? Deixe de seguir a pessoa, ué. São atitudes tão simples e todo mundo sai ganhando. 

Esse texto foi só um desabafo. Queria apenas escrever pra vocês sobre uma situação que passei ontem...

2 comentários:

  1. Entendo tudo isso que você falou, mas o problema é que, nas redes sociais, quase todo mundo se sente íntimo de alguém a tal ponto de criticar. Principalmente se a pessoa é famosa como ela. Na minha opinião, se ela sabia que as pessoas são assim, não teria nem postado aquilo no facebook. E agora excluiu, adiantou de que?

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo o que você falou... Mas acho que ela tirou vantagem de ser blogueira pra poder entrar na balada de graça. O pior nem foi isso, e sim como ela falou das hostess! Deu a entender que elas estavam errada, e não a própria blogueira. Ela é gente como todo mundo, e não merece tratamento especial só por ser blogueira (por favor, né!). Ela errou, e feio. Mas é normal isso, todo mundo erra né? Enfim, só acho que tanto ela quando o pessoal que fica criticando-a, estão errados. Somos humanos e por próprio instinto acabamos errando.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...