quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Livro da Semana: De Volta Aos Quinze, da Bruna Vieira


Comecei a leitura do romance De Volta Aos Quinze no sábado e terminei hoje, voltando da academia. Eu praticamente devorei o livro, simplesmente porque eu não consegui esperar muito para saber o que aconteceria nos próximos capítulos. Gostei muito, leitores. Preparados para a resenha?


Anita é uma mineira de trinta anos que decidiu se mudar para São Paulo em busca de uma vida melhor. No entanto, as coisas não saem muito como planejadas - ela não gosta do seu emprego e até o momento não fez nada de significante em sua vida. 


Com o casamento marcado da sua irmã mais velha, Anita volta para a sua cidade natal para a cerimônia e acaba reencontrando o Henrique, seu melhor amigo (eles não se viam a muito tempo, pois ele se mudou para Paris).


Tudo estava muito bem até o momento em que a Anita descobre algo sobre a sua prima e o marido dela e sem pensar nas consequências, tira satisfações com o cara, estragando o casamento da irmã. A nossa protagonista acaba passando mal e é levada para o seu antigo quarto, onde descansa por um bom tempo. Quando ela acorda, decide ligar o computador para distrair um pouco. A sua amiga Helena tinha enviado um e-mail perguntando como estavam as coisas e também enviou o link do primeiro blog de Anita, que ela tinha encontrado por acaso. 


O blog foi criado quando ela tinha quinze anos e só tinha uma postagem. Curiosa, Anita clica no link e assim que ela termina de ler o único texto, tudo começa a girar muito rápido. A sensação é estranha e assim que termina, Anita percebe que ainda está no seu quarto, mas que tudo havia mudado. 


"Esfreguei meus olhos sem acreditar no que estava vendo e, ao me levantar da cama, notei um reflexo no espelho. Era eu. Aquela no espelho era eu... com 15 anos!".

Misteriosamente, Anita volta no tempo, na época em que o seu primeiro texto fora publicado no blog. A partir desse momento, ela tem o poder de modificar os acontecimentos de sua vida, escrevendo um novo final feliz. O que será que ela vai fazer? 


Sempre imaginei como seria se um dia eu pudesse voltar no tempo. Será que eu mudaria uma vírgula da minha história ou deixaria tudo exatamente como está? 

Esse é um tema muito intrigante no qual a Bruna Vieira conseguiu desenvolver muito bem em seu primeiro romance. A nossa personagem principal, a Anita, volta no tempo três vezes e cada um desses momentos a levou para um destino diferente. Com o passar da narrativa, podemos observar o quanto a Anita amadureceu, aprendeu a lidar com as suas escolhas e com as consequências. 

-

Estou me controlando para não dar spoiler, hehe. 

Mas enfim, gostei muito do livro. A leitura é gostosa, a linguagem é simples e tem dois caras muito legais na trama: o Henrique e o Joel. Parabéns, Bruna! As suas palavras me cativaram (e nem pense em demorar muito pra escrever a continuação, ok?). 

 Informações sobre o livro 

Titulo: De Volta Aos Quinze
Autora: Bruna Vieira
Editora: Gutenberg
Literatura Juvenil
ISBN: 978-85-8235-079-9
222 páginas 

Quem já leu, está lendo ou quer ler? Contem pra mim a opinião de vocês nos comentários! 

8 comentários:

  1. A história me lembra MUITO aquele livro "O Futuro de Nós Dois". Ainda não li De Volta aos Quinze, mas li o primeiro livro e não gostei. Espero que esse compense o que o primeiro livro não trouxe.

    Um beijo
    http://www.voamari.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vai compensar, Mari! Prometo que você não vai se decepcionar com a leitura :)

      Excluir
  2. Ainda nao li, mas me parece com o filme "De repente 30"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia central é parecida, mas a história é totalmente diferente!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juciele! Bom, não podemos nos esquecer de que se trata de literatura juvenil, portanto, a linguagem e o assunto são mais "leves". A Bruna pode até ter se baseado em alguns filmes ou livros, mas se tem uma coisa que eu aprendi na faculdade de Letras é que não existe texto sem intertextualidade, que seria a referência de outros textos para criar um. Entende? Então, de certo modo, acho que sim, lembra um pouco o filme, mas se difere em muitos aspectos, que eu não vou contar pra não dar spoiler, hahaha. o ideal é que você leia, para tirar as suas próprias conclusões. As minhas, foram deixadas aqui no post, mas quem sabe você se surpreenda? :D Beijão!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. olá, seu blog é muito fofo parabens muito lindo tudo

    pode me seguir http://garotadovestidoderenda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...