domingo, 13 de outubro de 2013

Diário de uma estudante de Letras + Livro da Semana: A Norma Oculta, de Marcos Bagno


A leitura dessa semana foi uma indicação da minha professora de Linguística Geral que no final do semestre pretende fazer um debate sobre o assunto tratado pelo autor Marcos Bagno.  


O livro A Norma Oculta trata-se de uma obra com o intuito de estudar a relação de língua e poder na sociedade brasileira, ou seja, de que forma o modo como utilizamos a nossa língua interfere e influencia na relação que estabelecemos com o outro. 


Não é necessário ser um estudante de Letras para perceber que no Brasil, há uma diferença explícita entre aqueles que conhecem as regras gramaticais e aqueles que não a conhecem. Marcos Bagno reconhece essa situação e a nomeia como preconceito linguístico, que está intimamente ligado com o preconceito social. Em outras palavras: aqueles que conhecem a estrutura de sua língua são vistos com bons olhos, como bons usuários, e os que não tiveram a oportunidade de estudar, são alvos de chacota e são reprimidos.


O autor se apoia na história da língua em suas pesquisas para explicar como ocorre as mudanças linguísticas na sociedade - um fator natural, mas que muitos ainda tentam conter. 

Durante a leitura, eu publiquei no meu facebook a seguinte frase:


Nunca deixe que uma pessoa diga que você não sabe falar "português". Todos nós conhecemos a nossa língua materna e sabemos usá-la afim de nos comunicarmos com os outros. Não deixem a norma culta travarem você na hora de conversar, não tenha medo de falar! Se alguém julgar, então é esse alguém que não sabe, que não respeita as variações de uma língua! 

Combinado?


Essa é a mensagem principal do livro, a que mais me marcou e a que me deixou com mais vontade de conhecer a minha língua. Deixo ela aqui para que vocês possam refletir sobre o assunto. Digo e repito: não existe um jeito único de se comunicar em português. Não existe "certo" ou "errado" na língua, tudo isso vai depender do contexto em que você está. 


Eu particularmente gosto muito dos livros do Marcos Bagno, já li alguns e inclusive fiz resenhas no blog, clique aqui e aqui para ler. Indico para todos os amantes do português brasileiro. 

 Informações sobre o livro 

Titulo: A Norma Oculta
Autor: Marcos Bagno
Editora: Parábola
Norma Linguística
ISBN: 978-85-88456-12-9
199 páginas

2 comentários:

  1. Nunca li nenhum livro dele; quem sabe eu tenha a honra de ler algum dia.
    Beijos!

    http://enfim-dezessete.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela indicação, Carol! Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...