domingo, 10 de novembro de 2013

A noite, a garoa e o relógio


Eu já não sabia diferenciar com clareza o que eram os respingos da chuva e as lágrimas, que insistiam em transparecer o meu medo. Enquanto segurava o guarda-chuva com a mão esquerda, usava o dorso da direita para secar a região dos olhos. Foram duas ou três tentativas frustradas. Cansada, deixei as gotas do que eu sou se misturarem com as gotas da chuva.

A rua estava escura, exceto pelos faróis dos carros e a fraca luz que vinha da banca de jornal. O ponto de ônibus ficava cada vez mais frio e solitário, conforme o ponteiro do relógio corria. Por quanto tempo fiquei esperando o ônibus? Não me lembro, mas a impressão e o cenário foram suficientes para causar-me o medo.

Caminhei até encostar na banca de jornal - por mais que a luz estivesse fraca, ainda assim era melhor do que o escuro do ponto de ônibus. Troquei o guarda-chuva de mão e por alguns segundos fechei os olhos. Tentei acalmar o medo com a respiração e a prece. Pedi a Deus que me amparasse. As lágrimas já tinham cessado, mas a garoa permanecia.

Alguns minutos depois o ônibus chegou. Me apressei em acenar; vasculhei nos bolsos da calça os três reais da condução, fechei o guarda-chuva e subi os poucos degraus do ônibus. Subitamente, o medo havia me deixado, mas nem por um segundo eu consegui parar de pensar nele. Porque o sentira com tamanha intensidade? Fora o escuro do anoitecer, a garoa solitária ou os ponteiros do relógio que marcavam mais de oito horas?

Não encontrei as respostas que tanto me afligiam e depois de bater três vezes no portão de casa, elas já não importavam. Estava em segurança; confirmada pelos afagos de Lola, que não me deixaram pensar mais sobre o assunto. Foi uma noite e tanto, alguns minutos que se prolongaram em meus pensamentos e que juntos, formaram uma crônica. O medo foi real, sim. E sei que não hei de esquecê-lo tão cedo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...