sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Diário de uma estudante de Letras: Encontro de Letras


Durante essa semana aconteceu o Encontro de Letras, evento promovido pelos professores e alunos do curso com o objetivo de realizar palestras, promover ideias literárias e claro, apresentações culturais de todos os envolvidos que têm um talento para mostrar durante três dias de evento.


Este ano o tema foi "modalidade e letramento na formação de professores". Não vou me aprofundar muito no tema, mas basicamente, consiste na ideia de utilizar todos os meios possíveis de comunicação para realizar atividades educacionais tanto no âmbito das escolas quanto na faculdade. No nosso curso, já temos este conceito concretizado, pois no início do primeiro semestre, fomos direcionados pela professora coordenadora à criar um blog para cada grupo da sala poder postar os trabalhos que apresentamos em sala de aula e também as pesquisas relacionadas à nossa área de licenciatura. 

É bem bacana, porque dessa forma, todo o nosso trabalho não fica apenas na sala de aula, entre quatro paredes, mas se amplia para a internet, para todos os outros estudantes de Letras e/ou interessados no assunto! Vocês já conhecem o blog do meu grupo, certo? Não? Então, cliquem aqui.


Na primeira foto, minha professora de Semântica e Pragmática fez a palestra que deu origem ao nome do encontro.  

Na segunda, o editor da Patuá, Eduardo Lacerda, falou sobre o mercado editorial na área de Letras. 

Na terceira e na quarta, as professoras Cielo e Roseli abordaram um tema muitíssimo interessante: a literatura hoje ainda é literatura? 



Após o primeiro dia de encontro, nossa turma realizou o amigo secreto literário! Confesso que foi muito difícil escolher um bom livro para presentear alguém (especialmente porque nós só saberíamos quem era o nosso amigo secreto no dia!), então, optei por um livro que me marcou muito esse ano: O Lado Bom da Vida, de Mathew Quick (resenha aqui). Espero, de coração, que a minha amiga secreta - a Thabata, goste da leitura! 


Minha amiga não-mais-secreta Thabata e a Camila (vocês ainda vão ler muito sobre ela por aqui)! Hehe.


Leitores, olhe só que legal: o Eduardo Lacerda, editor da Patuá, levou para nós alguns exemplares de "Livre-me", um livro repleto de poesias do Caio Carmacho. Adivinhem quem foi a primeira a pegar? Hehe.


Este livro de capa bonita foi um presente da minha professora Sueli, que esse semestre lecionou Teoria Literária. Conseguem imaginar o quanto eu me senti feliz e honrada por ganhar um livro escrito por ela? Já estou na metade, devorando os contos e assim que terminar, farei uma resenha para vocês!

Ah! Quase ia me esquecendo. Eu também participei do Encontro de Letras, de duas formas: a primeira, foi através de um concurso literário do livro "A culpa é das estrelas" que eu e as minhas amigas promovemos na faculdade e a segunda, quando me aventurei a ler um texto meu para os convidados. No texto em questão, eu conto sobre uma parte muito bonita da minha infância. Durante a apresentação fiquei ansiosa, chorei um pouco, mas consegui terminar a leitura. 

Por fim, o evento se encerrou hoje com muita música e um café da manhã bem gostoso! :-)

Leitores, espero que vocês tenham gostado do post! Para mim, é sempre bom compartilhar com vocês um pouquinho da minha rotina na faculdade. 

Um comentário:

  1. Oii, Ana, tudo bom?
    Adorei o post :D Como sempre, fico encantada com a forma que você consegue passar através das palavras as emoções que sente, hehe.

    Enfim.
    Estou pensando em cursar letras, começar no ano que vem, e você foi a primeira pessoa que me veio a cabeça... Alguém que poderia me falar mais sobre o curso e suas expectativas. Tem alguns pré-requisitos pra quem quer cursar? Você sempre quis isso?? ... Se puder me responder, ficarei grata.

    meu e-mail é brendhacardoso1@gmail.com ... se quiser entrar em contato

    onlyb13.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...