quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Livro da Semana: A Menina Que Não Sabia Ler, de John Harding


Fazia tempo, muito tempo que eu não ficava tão apreensiva com um livro. John Harding, você me enganou direitinho!

O livro da semana é uma mistura de suspense com imaginação. É o tipo de livro que nós não sabemos o que vai acontecer até chegar nas últimas páginas, perdendo a respiração a cada linha interpretada. Somente na última folha, no último ponto final, é que podemos respirar aliviados - o suspense acabou.


Eu sei, eu sei. Estou enrolando para resenhar - mas é que eu precisava registrar as emoções sentidas através dessa leitura tão boa. Tarefa feita, vamos para a história.

Estamos em 1891, na Nova Inglaterra. Florence e Giles são meio-irmãos órfãos que estão aos cuidados do tio, ou melhor dizendo, dos empregados de Blithe House, pois apesar de pagar as despesas da mansão, o tutor não faz nenhuma questão de passar algum tempo com os sobrinhos.


Devido a um conflito num antigo relacionamento com uma mulher, o tio das crianças proibiu que Florence aprendesse a ler e a escrever, sendo este, um privilégio de seu irmão, que no início da trama, frequenta uma escola. No entanto, isso não foi obstáculo para nossa protagonista, que após descobrir a maravilhosa biblioteca da mansão, sentiu-se motivada a se alfabetizar sozinha, um de seus maiores segredos. A partir disso, Florence passa a frequentar a biblioteca em segredo, para que ninguém desconfiasse do seu aprendizado. 

Durante um tempo, tudo mantém-se estável em Blithe House, Giles retorna à mansão onde terá aulas particulares com uma preceptora misteriosa, a Srta. Taylor - e é exatamente nesse instante que os conflitos começam a surgir.


A narrativa é feita em primeira pessoa, contada através dos entendimentos de Florence, que na época tinha apenas doze anos. A garota começa a desconfiar das reais intenções da Srta. Taylor - primeiro, por não se alimentar durante as refeições e depois, por enxergar o reflexo da preceptora de seu irmão em todos os espelhos da casa. Florence passa a desconfiar de que algo muito ruim irá acontecer a Giles, pois a mulher se aproxima dele de um modo carinhoso na frente dos demais moradores da mansão, mas de noite, a relação que a Srta. Taylor demonstra ter por Giles se torna muito, muito esquisita. Ai, que vontade de contar pra vocês! Hehehe.


A partir dos conflitos e do medo de perder seu irmão, Florence passa a investigar a mulher e criar planos para evitar que o pior aconteça. Quem é essa nova preceptora? O que ela quer com o seu irmãozinho? Porque o tio é tão ausente? Esses e outros mistérios acompanharão a sua leitura, meus queridos. 

 Informações sobre o livro 

Titulo: A Menina Que Não Sabia Ler (título original Florence and Giles)
Autor: John Harding
Editora: LeYa
Ficção Inglesa
ISBN: 978-85-62936-11-1
220 páginas

2 comentários:

  1. Eu li esse livro tem um ano e senti a mesma coisa que você! O livro passa uma tensão da primeira até a última página! Mas é muuuito bom e me surpreendeu bastante no final! A resenha ficou muito boa mesmo!

    www.ameninavintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luanda! Também fiquei surpreendida com o final! É um livro misterioso, que te prende do início ao fim!

      Fico feliz por ter gostado da resenha!

      Excluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...