domingo, 16 de fevereiro de 2014

Diário de uma estudante de LETRAS: as disciplinas do terceiro semestre


Oi, leitores! Vocês não tem ideia do quanto eu estava sentindo falta de atualizar o Diário de uma estudante de Letras - é praticamente um dos assuntos que eu mais gosto de compartilhar com vocês. Hoje, eu vou falar um pouquinho das matérias do terceiro semestre, mas não vou me aprofundar, pois ainda estamos no início, ok? Muita coisa ainda vai acontecer até Junho, mas sempre os deixarei a par de tudo. Agora, vamos às disciplinas:

Linguística: com toda a certeza, uma das minhas matérias favoritas do curso. No segundo semestre, eu tive introdução à linguística, mas agora, estamos nos aprofundando mais nas questões que regem a disciplina e o enfoque atual são as variações (lexicais, fonéticas, morfológicas e sintáticas) que existem dentro do português brasileiro e também no português europeu. 

Morfossintaxe da língua portuguesa: a morfossintaxe é uma das matérias mais complexas que tive até agora, justamente por conciliar dois estudos, o da morfologia (estuda a palavra) e o da sintaxe (estuda a combinação e a função da palavra). Até agora, fizemos leituras análises de textos, dando enfoque primeiramente às classes gramaticais. 

Análise do discurso: a análise do discurso (baseada na análise francesa), estuda a concepção de sujeito, de ideologia, de poder entre outros aspectos que enxergam o discurso muito além do que está escrito no texto. O legal dessa disciplina é perceber que toda a nossa vivência determina a nossa formação discursiva, ou seja, nada do que falamos ou escrevemos é neutro. O sujeito se constrói por meio da linguagem. Uau.

Literatura portuguesa - poesia: depois das aulas de teoria literária no segundo semestre, estamos agora estudando a literatura portuguesa, mais precisamente a poesia do século XII ao XX, passando inicialmente pelo Trovadorismo e agora, pela obra maravilhosa do Gil Vicente. Estou gostando muito das aulas e do nosso professor (fiquei sabendo que ele escreve poesia!). 

Didática geral e prática de ensino: as matérias de licenciatura não iniciaram ainda, pois a coordenação teve alguns probleminhas para agendar o horário da professora, mas creio que ainda essa semana entraremos em contato com essas disciplinas! Didática geral eu ainda não tive, mas estou bastante ansiosa. 

Leitores, por enquanto é só! Ainda essa semana mostrarei a vocês algumas das leituras do curso. 

Um grande beijo da sua estudante de Letras favorita.  

3 comentários:

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...