quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Livro da semana: Deixe a neve cair, de John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle


Tenho uma amiga na faculdade que é tão apaixonada por livros quanto eu. Um dos seus escritores favoritos é o John Green e recentemente, ele lançou livro ao lado de mais duas escritoras, intitulado "Deixe a neve cair", publicado aqui no Brasil pela Editora Rocco.


Assim que essa amiga terminou a leitura, ela me emprestou e eu fiquei bem empolgada pra começar a leitura. Gosto muito do John Green,  mas fiquei ansiosa mesmo para conhecer as histórias de Maureen Johnson e a Lauren Myracle, escritoras que até então eu desconhecia.


O livro é separado por três contos, todos com temas natalinos e interligados. O primeiro deles, é da Maureen Johnson, cujo o título é bem interessante, "O Expresso Jubileu".


Com um toque de humor, mesmo no pior drama de sua vida, Jubileu (sim, esse é o nome da nossa personagem principal. Jubileu. Pois é, ela também não acredita nisso) conta as aventuras que viveu durante um certo Natal em que os seus pais foram presos por terem se envolvido num grande incidente durante a exposição da Flobie,  uma empresa responsável por uma série de peças natalinas da Cidade do Papai Noel Flobie.


Agora que os seus pais estão presos e conhecidos nacionalmente devido às reportagens passadas na televisão, Jubileu terá que passar o Natal na Flórida, na casa dos avós. Antes de partir, ela liga para o seu namorado Noah, que estava muito ocupado (como sempre) com outras coisas e não tinha tempo para dar atenção à ela.


Durante a viagem, a nossa protagonista passa por várias situações curiosas - como por exemplo, um menino chamado Jeb que faz amizade com a Julie (é assim que a Jubileu gosta de ser chamada) e que acabou de ser traído pela namorada numa festa, algumas líderes de torcida extravagantes - que a levarão a deixar o trem, entrar num Waffle House e conhecer um garoto chamado Stuart, que a levará para casa e junto com a sua família, cuidará dela enquanto os seus pais estão na cadeia. 

Nsse meio tempo, ela se dá conta de que o seu namorado não está nem aí para ela e aos poucos, passa a enxergar Stuart de um outro modo. Como será que terminará essa história?

*


O segundo conto se chama "O Milagre da Torcida de Natal", do escritor John Green. Na trama, Tobin, JP e Duke estão assistindo aos filmes do James Bond na véspera de Natal quando um amigo deles, o Keun liga na casa de Tobin para dizer que há catorze líderes de torcida na Waffle House (lembram-se dela, do primeiro conto?), e que ele, JP e Duke precisam ir urgentemente até lá e levar o Twister para as garotas se entreterem.

É claro que os meninos Tobin e JP topam na hora, mas Duke (o apelido da Angie, que tem uma origem muito curiosa)  não está muito afim de ir. De qualquer modo, os três saem de casa para ir até a Waffle House, só que está rolando a pior nevasca de todas e não vai ser muito fácil chegar até lá.

Na madrugada de Natal, os três passam por situações um tanto quanto inesperadas antes que finalmente conseguissem chegar na lanchonete. Durante todo o percurso, o modo como Tobin, nosso protagonista, enxerga a Duke começa a mudar. Antes, ela era apenas uma amiga, apenas a Duke. No entanto, naquela noite de Natal, a amizade se transforma em algo muito maior. O que será que está acontecendo com Tobin?

*


Chegamos ao último conto do livro, "O Santo Padroeiros dos Porcos", da Lauren Myracle. Vocês lembram do Jeb, o garoto que a Jubileu conheceu no trem que ia para a Flórida e que havia sido traído pela namorada? Então, a protagonista do último conto é justamente a sua agora ex-namorada Addie, que depois de romper o namoro com Jeb nas vésperas do Natal, entrou numa grande crise emocional que a levou a cortar o cabelo bem curto e pintar de rosa.

Suas amigas Dorrie e Tegan fazem o possível para animá-la, mas ela está muito triste por tudo o que aconteceu. Achando que a sua vida é uma droga, Addie acaba descobrindo que as vezes, é preciso deixarmos os nossos problemas de lado para que possamos olhar as pessoas ao nosso redor. Essa é a grande lição do conto e a evolução de nossa personagem principal é muito nítida conforme avançamos a leitura.

Será que Jeb dará uma segunda chance para Addie? O que fará com que ela mude seu comportamento em relação aos outros?

Nesse conto em especial, a autora conseguiu reunir todos os personagens dos contos anteriores, o que me fez ficar muito feliz! Foi muito legal "reencontrar" os protagonistas na Starbucks!


Não me lembro de ter lido outro livro escrito dessa forma, com a participação de vários autores e com o enredo entrelaçando todos os contos, mas posso dizer que gostei muito. Espero que John Green, a Maureen Johnson e a Lauren Myracle continuem a parceria!

 Informações sobre o livro 

Titulo: Deixe a neve cair (Let it Snow)
Autores: John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle
Editora: Rocco
Romance americano
ISBN: 978-85-7980-175-4
335 páginas

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser interessante. Até agora do John Green só li "A culpa é das estrelas" e logo irei ler "Cidades de papel", mas estou ansiosa para ler também "Deixe a neve cair"... É curiosa a forma como os contos se interligam.

    Beijooos
    comvistaparavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece e é, viu Daiana! Cidades de Papel é bom, já escrevi sobre esse livro aqui no blog. Espero que você possa ler Deixe a neve cair! Bjss

      Excluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...