terça-feira, 25 de março de 2014

Diário de uma estudante de Letras: as disciplinas de licenciatura


Oi, leitores! Faz tempo que eu não falo sobre o curso de Letras, não é mesmo? Mas eu tenho um bom motivo pra explicar a minha ausência: as matérias estão me deixando louca! Hehe, é muita coisa nova para apreender em poucos meses e agora está mais difícil ainda, pois estou dando aulas de inglês a noite, ou seja, só tenho tempo de estudar nos finais de semana e aí não sobra tempo pra atualizar o Diário. 


Mas não se preocupem, sempre vou dar um jeitinho de fugir da rotina, ligar o computador e compartilhar com vocês tudo o que acontece lá no curso. Hoje, vou escrever sobre as matérias de licenciatura do terceiro semestre.


Em Didática Geral, estudamos os conceitos gerais relacionados ao ensino e a aprendizagem dos alunos. Como eles adquirem e assimilam os conhecimentos compartilhados em sala de aula? Será que é por meio cognitivo ou afetivo/emocional? Ou será que é uma união de ambos? Como o professor pode utilizar o ambiente da sala de aula para ensinar? Todas essas questões e muitas outras são analisadas durante a aula. 


Essa matéria, assim como as demais de licenciatura, são matérias onlines, ou seja, o material está todo no site da universidade e por essa razão, temos poucos encontros. 


Estrutura Funcional da Educação Básica é voltada, como o próprio nome diz, para a estrutura do ensino infantil, fundamental e médio. Por essa razão, analisamos a legislação que regula a educação, como é feito esse processo, por quem são feitas essas leis e como elas são aplicadas dentro das escolas. 


Uma matéria bastante teórica, sendo que a apostila tem mais de trinta páginas. 


No decorrer de todos os semestres nós teremos Prática de Ensino. Eu gosto muito dessa matéria, pois é a chance que nós, estudantes de Letras, temos de conhecer as escolas e o ensino não na teoria - como nas matérias anteriores, mas em sua prática. Todo semestre temos que desenvolver um trabalho voltado a educação e dessa vez, a ideia é criar um projeto que possa unir a comunidade com a escola. Cada grupo terá que definir uma escola (e por consequência, uma comunidade) e fazer uma pesquisa, analisando os aspectos culturais, econômicos, geográficos entre outros. 


Já escolhi a minha escola! Essa semana, irei visitá-la! Mal posso esperar... 


E por fim, uma mensagem do Lu no meu caderno :-) espero que vocês tenham gostado, leitores! Qualquer dúvida que vocês tiverem, deixem nos comentários!

3 comentários:

  1. Que legal Ana, estamos no mesmo semestre só que eu faço pedagogia. Tenho uma matéria parecida com a sua, mas se chama "Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Rosiane! Pedagogia deve ser um curso muito bacana :D

      Excluir
  2. Ana, tudo bem? Quanto tiver um tempinho, que tal pensar em dar um up na sua vida acadêmica? Participe do Desafio Universitário Empreendedor.
    Além de encarar uma competição voltada para o mundo empreendedor, você ainda pode se capacitar através dos cursos oferecidos pelo Sebrae.

    Não perca esta chance.
    Inscreva-se: http://desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br

    Obrigado,
    Equipe Desafio Universitário Empreendedor.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...