domingo, 13 de abril de 2014

Diário de uma estudante de Letras: dicas para estudar antes das provas


Semana de provas costuma ser o oposto de uma semana tranquila. Cada um sofre de um jeito: tem gente que não consegue dormir por pura ansiedade, tem aqueles que estudam sem parar, outros que ficam preocupados porque não conhecem a matéria e querem aprendê-la na última hora... eu já vi meus amigos passarem por todas essas situações e muitas outras, mas no final das contas, se não estivermos relaxados e confiantes, não conseguiremos alcançar bons resultados nas avaliações, mesmo que tenhamos estudado muito.


É por essa razão, que eu trago hoje a vocês, algumas dicas que ao longo do curso de Letras e do Ensino Médio e Fundamental eu fui desenvolvendo para atingir boas notas nas provas. Como vocês sabem, eu sou uma garota muito, muito ansiosa e infelizmente, já me prejudiquei demais por conta disso. Nunca me esqueço do dia em que eu estava tão nervosa para a prova de matemática na sexta série que no instante em que o professor entregou a minha avaliação e eu não conseguia lembrar de nenhuma fórmula, eu comecei a chorar compulsivamente. Foi vergonhoso e eu não quero que vocês passem por esse constrangimento e muito menos que vocês tirem notas ruins. Então, prestem atenção nas dicas que eu vou dar e se possível, tentem adaptá-las para a sua rotina. Vamos lá?



Anotem o máximo de informações possíveis durante as aulas. 

Sempre fiz isso e sempre deu certo. Eu costumo anotar tudo e as vezes, a minha letra não sai tão bonitinha, mas o importante é que o conteúdo está registrado no caderno. Futuramente, essas anotações irão servir para os seus estudos antes da prova.

Faça resumos.

De todos os materiais possíveis e imagináveis, desde resumo do caderno até resumo dos textos e livros que os professores pedirem para ler. É importante, porque quando você reescreve uma informação, você acaba guardando-a mais facilmente na memória. 

Tire dúvidas com o professor.

Tenho muitos amigos que voltam com dúvidas pra casa. Pra que isso, gente? O professor está lá para ajudá-los, então, aproveitem! Quando você fizer os resumos e não entender alguma palavra ou alguma expressão, anote-a no caderno e leve-a no dia seguinte para o professor. Isso o ajudará para compreender melhor a matéria.

Não fique só no conteúdo que foi passado em aula.

Isso eu aprendi só depois que eu entrei na faculdade. Leitores, não fiquem presos àquilo que foi passado unicamente em sala de aula. Pesquise por fora, através de livros, sites educativos e até mesmo conversando com outras pessoas que dominam o assunto. O problema de muitos amigos meus, é que eles ficam restritos ao que o professor fala e por essa razão, não conseguem enxergar além. E se na prova, cair uma pergunta que tem a ver com a matéria, mas que não foi comentada em aula? É preciso se preparar para esse tipo de surpresa.

Converse com alguém sobre o que você aprendeu.

Uma vez, meu pai e professor, disse que a gente só aprende quando ensina. Ele está certo, leitores. É por isso que considero essa dica muito valiosa. Tente conversar sobre o que você aprendeu na faculdade ou na escola com os seus pais ou amigos. É uma experiência gostosa, porque também é uma forma de memorizar o que você aprendeu, além de compartilhar um conhecimento adquirido com outras pessoas, o que é sempre legal, hehe. 

Confie em você.

Em qualquer situação, a confiança é essencial. Acreditem em vocês, leitores. Não se sintam burros por não compreenderem tal assunto, porque todos nós temos dificuldades e precisamos enfrentá-las. Você estudou, fez resumos, conversou com seus pais, pesquisou na internet... você está preparado! Agora, descanse ou vá fazer alguma atividade que goste. 

Não estude um dia antes da prova.

Estudar na véspera vai deixá-lo ansioso. O legal é começar a estudar duas semanas antes das provas, para que você tenha tempo de absorver todo o conhecimento adquirido em sala de aula. 

- ♥ -

É isso, leitores! Espero que vocês tenham gostado e que as dicas ajudem nos estudos. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...