domingo, 18 de maio de 2014

Leitura da semana: A seleção, de Kiera Cass


Quando as leitoras do Apaixonados Por Livros praticamente me obrigaram (no sentido mais lindo da palavra) a ler A Seleção, eu jamais pensei que poderia me impressionar tanto com a história.

Julgando o livro pela capa e interpretando a contracapa, eu imaginei que seria um romance adolescente clichê, desses que a gente já prevê todo o enredo logo no primeiro capítulo. 

Estava errada. Esse livro me surpreendeu. 


Kiera Cass construiu um mundo pós-moderno, e apesar de não ter uma informação precisa de ano, no livro é citada a Quarta Guerra Mundial. Outras informações que considerei interessantes no livro: a sociedade é divida em castas, ou seja, são as castas que definem a profissão e o status social de cada habitante de Illéa (esse é o nome do país em que a narrativa acontece). Outra coisa que as castas definem: relacionamentos. Pessoas de castas diferentes que namoram não são bem vistas pela sociedade. 


Bem, essa sociedade é o pano de fundo da história de America Singer, uma ruiva da casta número 5 (representa os artistas, músicos, cantores, dançarinos), que vive com os seus pais e os seus dois irmãos mais novos. America é apaixonada por Aspen, um servo da casta número 6. Não preciso dizer que o amor deles é impossível, justamente por serem de castas diferentes - e principalmente por Aspen ser de uma casta inferior. 


A família da America passa por maus bocados, o dinheiro nunca é suficiente para alimentar todos, por mais que eles trabalhem dobrado. É por essa razão que a mãe de America fica tão entusiasmada com a notícia de que o príncipe de Illéa Maxon atingiu a maioridade e está a procura de uma companheira. Para encontrar a sua amada, decidiu fazer a Seleção, no qual 35 meninas de 16 a 20 anos das províncias de Illéa, ficarão no palácio e conviverão com o príncipe, até que uma delas conquiste seu o coração.

É a grande oportunidade para as meninas de todas as castas mudarem de vida e ganhar um lugar na realeza. 


Seria tudo perfeito, se não fosse um pequeno detalhe: America não quer participar da Seleção. Sua mãe insiste, mas a nossa protagonista não quer competir o amor de um cara que ela nunca viu na vida. Além disso, ela está apaixonada por Aspen e os dois planejam uma vida juntos, por mais difícil que possa ser.

No entanto, America acaba sendo convencida por Aspen e persuadida por sua mãe a preencher o formulário - e a participar das eliminatórias. É claro que ela acaba se tornando uma das 35 garotas que fazem parte da Seleção. Pouco antes disso acontecer, ela e Aspen acabam se desentendendo e terminam o namoro.

Longe de Aspen e magoada, America vê no príncipe Maxon um homem bondoso, charmoso e engraçado - diferente de tudo o que ela imaginara que ele seria. A amizade entre eles se intensifica e eles criam uma aliança. Com o passar do tempo, a nossa protagonista começa a enxergar o futuro rei de Illéa com outros olhos... 

O livro é muito bom, leitores. Eu praticamente o deverei em menos de uma semana. Estou me controlando ao máximo para não ir a nenhuma livraria, porque se for, comprarei o segundo da trilogia (e não posso fazer isso agora, pois tenho que ler os livros que ganhei dos meus amigos de aniversário hehe). 

 Informações sobre o livro 

Titulo: A Seleção (tradução de The Selection)
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Infantojuvenil
ISBN: 978-85-65765-01-5
361 páginas

4 comentários:

  1. to louquinho por esse livro!
    Não vejo a hora de comprar logo
    adorei a resenha
    beijos
    http://leitoraemlondres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Claudia! Você não vai se arrepender da leitura :)

      Excluir
  2. Também achei que fosse clichê. Agora, espero também me surpreender .
    Uma amiga de faculdade que me indicou.
    Brabara Julia

    ResponderExcluir
  3. Isso aí, Barbara, mudei totalmente a minha primeira impressão sobre esse livro logo nas primeiras páginas! Espero que ele te surpreenda de uma maneira muito boa, ok?

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...