terça-feira, 24 de junho de 2014

Leitura da semana: O Teorema Katherine, de John Green


Nessa semana eu terminei “O Teorema Katherine”, livro escrito por John Green e lançado aqui no Brasil pela editora Intrínseca. 


Colin é um garoto prodígio, que desde pequeno foi incentivado pelo pai a desenvolver suas capacidades especiais, e por essa razão, hoje, formado no Ensino Médio, Colin sabe falar mais de cinco idiomas (entre eles: árabe, alemão, latim, italiano, francês), adora formar anagramas e guarda muitas informações sobre... tudo. Sim, porque para Colin, tudo é importante.


Todos esses aspectos tornam o Colin um garoto especial, mas o que o torna intrigante é o fato de que já namorou dezenove garotas chamadas Katherine. Existem três maneiras que podemos encarar esse fato:

1-                   É uma coincidência;
2-                  Ele acha “Katherine” um nome muito bonito;
3-                  Nunca superou o relacionamento de dois minutos e meio com a Katherine I.


Seja lá o que levou o Colin a essa curiosa obsessão, após o término definitivo com a Katherine XIX, o nosso garoto prodígio está cansado de todos os seus relacionamentos frustrados.

É então que entra em cena Hassan, seu único e melhor amigo, que está disposto a ajuda-lo da melhor forma possível: ambos caem na estrada (com a permissão dos pais, claro) sem rumo, em busca de aventura.


No caminho, os dois acabam chegando a Gutshot, Tennessee, onde decidem ficar, depois de conhecerem Lindsey e sua mãe, Hollis, que os acolhem em sua casa e em troca, pede aos garotos que façam um trabalho de pesquisa com os funcionários de sua empresa.

Durante a estadia em Gutshot, Colin não para de pensar na Katherine XIX. Além disso, ele percebe que todas as Katherines terminaram com ele porque simplesmente não gostavam mais dele, ou seja, em algum momento, elas chegavam sempre a essa conclusão. 


Foi então que Colin teve seu momento eureca: criar “uma fórmula simples que pudesse prever a ascensão e a queda dos romances em caráter universal”. Se o teorema desse certo, Colin poderia saber previamente quando seu próximo relacionamento terminaria e assim, evitar uma grande surpresa e decepção.

Preciso dizer que eu amei esse livro! John Green acertou em cheio nos personagens, principalmente no Hassan, que por enquanto, é o meu favorito de todos os livros escritos por Green.

É uma leitura leve, sobre um garoto que estuda desde pequeno e que quer fazer algo importante para o mundo. Seu teorema foi a sua marca. 

 Informações sobre o livro 

Titulo: O Teorema Katherine (tradução de An Abundance of Katherines)
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Ficção Americana
ISBN: 978-85-8057-315-2
299 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...