segunda-feira, 14 de julho de 2014

Leitura da semana: A Última Carta de Amor, de Jojo Moyes


Gosto de livros que despertam o melhor de mim, que me deixam sem fôlego na última linha, que causam aquela sensação de "o que vou fazer agora?"

A Última Carta de Amor é exatamente esse tipo de livro. 


O Presente (2003):

Ellie é jornalista das Reportagens Especiais do Nation, um jornal inglês. Tem 32 anos e é completamente apaixoanda por John, um escritor divertido e charmoso. Sua vida estaria perfeita, se não fosse por único detalhe: John é casado e tem filhos.


Certo dia, no trabalho, Melissa - a chefe de Ellie, pede para que a jovem procure alguns arquivos antigos do jornal que possa servir de notícia para a edição comemorativa do Nation - algo sobre as mulheres de cinquenta anos atrás (estudos de caso, as modas, as preocupações, etc). É no meio de pastas surradas sobre registros médicos que Ellie encontra uma papel azul-claro que lhe chama a atenção: uma carta de amor, que a deixa com os olhos cheios d'água.  Está datada de 4 de outubro de 1960.


O Passado (1960):

Jennifer Stirling acaba de acordar no hospital. O acidente de carro praticamente a deixara em coma. Era uma mulher de 27 anos, linda e encantandora. Talvez tenha sido a pancada que levou na cabeça, mas Jenny não se lembra de muita coisa: do homem que vinha lhe visitar todas as noites e que sua mãe dissera que era Laurence, seu marido a 4 anos; das amigas que se reuniam sempre em sua casa e muito menos de quem era. 


Jenny se sentia estranha, como se estivesse vivendo uma vida que não era dela. Por mais que se esforçasse, não conseguia lembrar do acidente e ninguém queria conversar sobre isso com ela. Porque tanto segredo?


Um tempo depois, ela encontra uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por "B". Jenny então percebe que antes do acidente vivera um romance fora do casamento e que estava disposta a deixar tudo para viver com seu amante. Mas quem será esse homem? O que aconteceu com eles?


Jojo Moyes criou um romance bem elaborado que ao longo da narrativa entrelaça as vidas de Jenny e Ellie, abordando a paixão, o adultério e a perda de um modo sensível e genial. Os personagens são complexos e bem desenvolvidos - sendo nítida a evolução de praticamente todos no decorrer da trama. O pano de fundo das histórias de amor são detalhados, mas não de um modo cansativo. É praticamente impossível não se envolver com o livro ou não torcer para que tanto a Jenny como a Ellie tenham finais felizes.  


A utilização de últimas cartas/e-mails/outras correspondências no início de cada parágrafo foi interessante. É perceptível para o leitor que cada menesagem é uma prévia do que acontecerá no capítulo seguinte. Há informações no final do livro de que as cartas foram gentilmente fornecidas graças aos apelos da própria autora. Genial!


 Informações sobre o livro 

Titulo: A Última Carta de Amor (tradução de The Last Letter From Your Lover)
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Romance Inglês
ISBN: 978-85-8057-173-8
378 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...