quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Diário de uma estudante de Letras: as disciplinas do 4º semestre


Oi, leitores! Já estava com saudade de escrever as postagens do curso mais lindo de todos. Hoje, vou compartilhar com vocês as disciplinas do 4º semestre, que teve início no dia 5 de Agosto. Vale lembrar que por enquanto, escreverei brevemente sobre as matérias, pois ainda estamos na segunda semana de aula.  

Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS): essa foi a melhor surpresa do semestre! Eu e meus colegas estávamos muito ansiosos para conhecer a professora e a disciplina. As aulas serão alternadas em teóricas e práticas. 

 Literatura Portuguesa - Prosa: estudaremos a prosa portuguesa e seus principais autores, como Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, José Saramago, entre outros, numa perspectiva histórico-social. As literaturas africanas complementarão os estudos, com destaque para a angolana e moçambicana. Toda a semana, a professora nos indica novas leituras para análise e debate em sala de aula.

 Letras Interdisciplinar: leitura, análise e interpretação das múltiplas linguagens por meio de textos diversos através da Linguística e da Semiótica. Essa é uma matéria complexa e eu prometo que escreverei mais sobre ela aqui no blog. 

 Morfossintaxe Aplicada da Língua Portuguesa (MALP): estudos voltados à estrutura e ao funcionamento dos processos morfossintáticos da língua. Traduzindo: estudos das combinações e funções das palavras. Faremos em sala de aula reflexões sobre os conceitos gramaticais ultrapassados e as possíveis melhoras na metodologia de ensino nas escolas: como ensinar os conceitos gramaticais aos alunos de Ensino Médio? 

 Relação Ciência, Tecnologia e Sociedade: estudos a partir da estrutura da sociedade globalizada e tecnológica. Vou ser sincera com vocês, leitores. Não há muitas relações dessa disciplina com o curso de Letras. Nós temos na grade curricular como obrigatória e por essa razão, acompanharei as aulas. 

 Didática Específica: matéria de licenciatura! Faremos planejamentos da ação didática com foco no aprendizado de línguas, tanto materna quanto estrangeiras. Procedimentos de ensino, recursos utilizados em sala de aula, avaliação do processo ensino-aprendizagem; elaboração de projetos pedagógicos... adoro!

 Prática de Ensino - Vivência em Ambiente Educativo: disciplina que temos em todos os semestres, mas cada um o foco é diferente. Ainda não tivemos a primeira aula, mas acredito que será feito um projeto educacional para colocarmos em prática nas escolas públicas! Assim que souber mais detalhes, conto pra vocês aqui no blog.

Ufa! O 4º semestre promete ser cheio de atividades e projetos bacanas :) de todas as disciplinas que citei, a que mais estou gostando é Literatura Portuguesa - Prosa. 

3 comentários:

  1. Ficou lindo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. De todas essas eu gostaria de dar uma estudada em Literatura Portuguesa. Sei lá, eu gosto de ler livros desses autores.. As vezes dou uma "xeretada" nos materiais que minha mãe usa na faculdade. Gente, não sei como vcs conseguem guardar tanta informação em seus cérebros sem esquecer boa parte depois. Fico tipo, de cara no chão! hihih

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu sei, Roseli! Mas a gente tenta! hahaha

      Excluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...