quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Leitura da semana: Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco


Amor de Perdição pertence à segunda geração do Romantismo português, foi escrito por Camilo Castelo Branco quando ele estava preso na cadeia da Relação do Porto, em 1861. O motivo de sua prisão era o relacionamento amoroso que mantinha com Ana Plácida, uma mulher casada. Publicado um ano depois, a obra portuguesa contém elementos autobiográficos, e muitas vezes é comparada com o clássico Romeu e Julieta, de Shakespeare. 


O livro narra a história do amor impossível de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, que não podem ficar juntos pois as famílias de ambos se odeiam, em decorrência de uma questão judicial requerida por Tadeu de Albuquerque, pai de Teresa, que foi negada pelo Domingos Botelho, pai do nosso protagonista Simão. 


Simão é um garoto forte, bonito e temperamental. Por várias vezes se meteu em brigas e causou dor de cabeça para o pai, Domingos Botelho, o juiz de Cascais e também para a mãe, Dona Rita Preciosa, uma linda mulher de meia-idade. Dos seus quatro irmãos, Simão se dá bem apenas com a caçula que tem o mesmo nome da mãe.


Teresa mora na casa ao lado de Simão, é uma menina rica e bonita, uma "mulher-anjo", que logo descobriremos ser muito devotada e resoluta em seu amor. 

Os dois se apaixonam perdidamente no momento em que se olham pela janela de seus quartos. Durante meses manteram a relação em segredo, até o dia em que Tadeu de Albuquerque descobre tudo e ameaça colocar a filha num convento, caso ela insista em se relacionar com Simão.


A situação do casal só piora quando Tadeu diz a filha para que se case com seu primo, Baltasar Coutinho. Ela nega a ordem do pai e ele cumpre a promessa que fez: Teresa é mandada a um convento. 

Durante um tempo, os dois se comunicam através de cartas repletas de amor e angústia. A paixão contrasta fortemente com o sofrimento e com as tragédias que ocorrem durante a narrativa. Temos ainda uma segunda heroína para a nossa história: Mariana, que também ama Simão e que fará de tudo para vê-lo bem, mesmo que seja ao lado de outra mulher.


Para os amantes, o amor impossível tem um destino fatal do qual não se pode fugir. 

Um livro comovente, intenso e profundo - assim como seu criador.

 Informações sobre o livro 

Titulo: Amor de Perdição
Autor: Camilo Castelo Branco
Editora: Martin Claret
Romance Português
ISBN: 978-85-7232-340-6
179 páginas

4 comentários:

  1. Li "Amor de Perdição" este ano e tenho aqui em casa a mesma capa que a sua... Essas edições de bolso são muito amor, né?

    Sobre o livro, ele realmente tem ares de "Romeu e Julieta": o amor impossível e à primeira vista, as brigas de família, o desfecho... Por isso, por mais que eu tenha gostado da história, o que me chamou mesmo atenção na sua leitura foram os trecho em que o autor transita um pouquinho para o Realismo (que viria a ser o movimento literário seguinte, se não estou enganada). A parte em que o protagonista planeja roubar sua amada, por exemplo: ele próprio admite que, do jeito que descrevia a vontade de realizar seus planos, até parecia que havia disposto várias carroças para a fuga por todo o país — quando, na verdade, mal tinha dinheiro para ir levando a vida!

    Enfim, encerro com vontade de uma releitura. Ah, eu leria de novo... É tão bom ler romance...

    Comentado com carinho, Jeito Único

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo seu comentário, Lari! Realmente, é um livro muito bacana e talvez num outro momento eu faça uma releitura também. Obrigada por ter comentado, adorei!

      Excluir
  2. Vi alguns vídeos seu no Youtube, enquanto estava na minha pesquisa sobre o Curso de Letras. Pretendo fazer o curso, mas ainda tenho um bom tempo para pensar e planejar. Gostaria que me respondesse qual faculdade você me indicaria para fazer o curso, e também sobre o salário de quem trabalha como educador.
    Meu nome é Ingrid Moreira, aguardo sua resposta.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid, essas perguntas são muito subjetivas. Não há um valor fixo e em relação a qual faculdade escolher, bem, isso depende muito do que você quer, se quer que seja perto de casa ou se pode ser um pouco mais longe, pública ou particular, presencial ou à distância, a grade curricular que mais te chama a atenção... tudo isso conta muito, e varia de pessoa para pessoa, entende?

      Bem, espero que dê tudo certo! Boa sorte!!

      Excluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...