sábado, 16 de agosto de 2014

Leitura da semana: Viagens na minha terra, de Almeida Garrett


Realmente foi uma leitura da semana. Tive sete dias para ler o livro do Almeidinha, escritor português responsável pela primeira geração romântica de Portugual. A indicação da leitura foi feita pela minha professora de Literatura Portuguesa: Prosa, e seria o tema da próxima aula. Corri na livraria mais perto de casa e comprei um exemplar de bolso da Martin Claret. 


Em Viagens na minha terra, Almeida Garrett narra a sua viagem de Lisboa à Santarém, duas cidades portuguesas. Durante o trajeto, o narrador faz um mosaico de citações, reflexões políticas, filosóficas e existenciais sobre si mesmo e sobre a decadência e abandono de Portugal. 

O pano de fundo dos relatos é a Revolução Liberal que ocorreu no século XIX. Garrett está engajado na causa, ávido pelo progresso e pela renovação social e cultural de seu país e são esses os motivos que o farão escrever suas Viagens, para despertar a consciência da nação, para buscar os novos valores na história de Portugal.


Além dessa profunda análise social, Garrett criou um segundo eixo narrativo, a história de Joaninha (típica heroína romântica), e de seu primo Carlos (entusiasta na causa liberal), romance que também acontece em meio a Revolução. A "narrativa dentro da narrativa" foi um recurso inédito na literatura portuguesa. 



Quis Almeida Garrett que seus relatos fossem uma obra-prima e não acredito que ninguém possa dizer que ele não conseguiu este feito. Viagens na minha terra é um livro reflexivo, uma mistura de literatura de viagem com romance histórico, crítica social e política. Por tratar de muitos assuntos, é necessário que o leitor seja atencioso e paciente. Um dicionário do lado também não fará mal. 


Foi uma leitura difícil para mim, mas eu gostei da experiência e do desafio. Almeidinha foi um grande escritor português e me sinto honrada por ter lido uma obra dele.

 Informações sobre o livro 

Titulo: Viagens na minha terra 
Autor: Almeida Garrett
Editora: Martin Claret
Romance Português
ISBN: 978-85-7232-595-0
269 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...