terça-feira, 21 de outubro de 2014

Aula

Eu nem gosto da sua aula - e digo isso com sinceridade, mas sem a coragem de assumir diante dos seus olhos castanhos. Não faz parte do meu feitio dizer uma coisa dessas para uma professora. É por isso que durante os cinquenta minutos da sua aula eu prefiro ficar de cabeça baixa, anotando as informações que julgo importantes. 

Mas você fez uma pergunta e ninguém quis responder. Eu odeio isso: o momento em que um olha para o outro, tentando dar um pouco de coragem ao colega para tomar a iniciativa de falar e quebrar o silêncio da sala. 

De algum modo, eu já sabia que seria eu quem falaria. Dá até pra sentir a tensão dos meus colegas indo embora. Huff.

Qual foi a pergunta mesmo? Ah, sim. Bem, o momento que mais me marcou nos últimos tempos, foi a descoberta do preconceito linguístico, graças a indicação de um livro com o mesmo título, escrito por Marcos Bagno. Lembro até hoje da minha surpresa, quando li que não existe certo nem errado ao se tratar da língua. Tudo depende do contexto. Uau.

Eu, nas minhas ideias tão quadradas, achava um absurdo abreviar "você", mesmo que numa mensagem de texto, o sms. Aquele dia foi um divisor de águas pra mim, porque eu sabia que tinha aprendido algo que levaria comigo durante a minha vida inteira. Eu tinha mudado. 

Quando terminei, silêncio. Falei demais? Não, não foi isso. Você me disse que eu a deixei arrepiada e que esse aprendizado faria a diferença - que eu faria a diferença.

A intenção não era chorar, então eu fiz o possível pra segurar o máximo que eu podia. Consegui até agora. Espero que você esteja certa, prof. Eu quero fazer a diferença.

Mas ainda assim, não gosto da sua aula

2 comentários:

  1. Olá Ana!
    Descobri hoje seu blog e seu canal e estou gostando muito!

    Sobre esse post, quem nunca, não? Já tive professor que até a voz me irritava e tinha que aturá-lo durante duas aulas seguidas na sexta-feira. Muita sacanagem...rs Mas confesso que, apesar de não gostar da sua aula, gostava da pessoa e tenho boas lembranças desse tempo.

    Bom, acredito que pelo menos uma boa recordação você já tem dessa professora. :)

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara! Seja bem-vinda ao meu cantinho :)

      Sim, estou começando a ter boas lembranças!

      Excluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...