domingo, 5 de outubro de 2014

Diário de uma estudante de Letras: os livros da disciplina Literatura Portuguesa (prosa)

 

Este semestre está sendo maravilhoso no quesito leitura! A professora de LPP deu um show, abordou o Romantismo e o Realismo português de tal modo que eu e os meus amigos nos apaixamos pela literatura lusitana. 

Durante as aulas, a professora nos passou o contexto histórico, social e ideológico das duas fases, o que nos ajudou muito na leitura, principalmente dos livros "Viagens na minha terra" e "A cidade e as serras", escritos respectivamente por Almeida Garrett (Almeidinha, para os íntimos) e Eça de Queirós. Acredito que sem essa base, seria praticamente impossível ler as obras em tão pouco tempo. Aliás, vou utilizar esse método nas minhas próximas leituras: pesquisar o contexto da obra e a biografia do autor antes de mergulhar na história. Ajuda muito na compreensão :) 

Olhem só os livros que me acompanharam nas viagens de trem/metrô por dois meses:




Só gente boa! Nem sei dizer qual foi a leitura mais agradável... todos me impressionaram, todos me fizeram ser uma leitora um pouquinho mais crítica do que eu era semestre passado - me emocionei com o subjetivismo e o exagero dos romances românticos, torci pela felicidade da Teresa e do Simão, do Eurico e da Hermengada, dei risada no metrô com os relatos realistas, cheios de detalhes do Eça, fiquei brava com o Basílio, orgulhosa do Jacinto... ai! Quantas viagens gostosas que fiz pela terrinha... 


Fiz a prova de LPP semana passada. Quando souber a nota, conto pra vocês. Já to ansiosa pra começar a estudar Fernando Pessoa e José Saramago :D

E vocês, gostam de Literatura Portuguesa? Já leram algum desses livros? Contem pra mim nos comentários :)

3 comentários:

  1. Eu li alguns desses nas minhas aulas de LP também. Admito ter tido alguns problemas com Almeida Garrett. Contudo, me apaixonei por um autor: Cesário Verde.

    Eu já acompanho esse blog há alguns tempo e acho maravilhoso ver uma pessoa tão entusiasmada com o curso de Letras.

    Kelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, semestre passado, o meu prof de Lit. Port. comentou sobre o Cesário Verde, mas não tivemos a oportunidade de ler nenhuma obra dele! Qual você me indica? :)

      Excluir
    2. Oi, desculpa a demora para responder, mas o aplicativo do Blogger não avisa quando recebemos uma mensagem.

      Cesário Verde é mais poesia. Eu sempre preferi a prosa, então gostar de poesia foi uma surpresa (ele foi o primeiro de muitos que vieram depois)

      No site abaixo tem algumas poesias dele. O que eu mais gosto nelas é que elas me levam para dentro da poesia.

      http://www.nicoladavid.com/literatura/cesrio-verde

      Espero que você também goste. Peguei Viagens na minha Terra para reler.

      Excluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...