terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Leitura da semana: Eleanor & Park, de Rainbow Rowell


Tem um motivo pelo qual eu compartilho com vocês as minhas impressões sobre os livros que leio -os da faculdade, os romances, os best-sellers e os clássicos: é que eu tenho a mania, o vício de contar histórias. Eu realmente gosto de escrever, ainda mais sobre as narrativas que durante uma semana me emocionaram, me comoveram. Afinal, não seria essa a intenção dos livros, muito mais do que nos fazer viajar para lugares que jamais pensáramos em conhecer? 

Eleanor & Park, de Rainbow Rowell, é o tipo de livro que me deixa distraída quando eu não o estou lendo, como se qualquer outra atividade do meu dia fosse menos importante do que continuar a história. É aquele livro que me faz voltar pra casa mais cedo, só pra continuar a leitura. Por falar nisso, desculpa Lu.

O título foi indicado pelos leitores do grupo Apaixonados por livros, que me ajudaram a escolher a leitura da semana. Acertaram em cheio, pois eu amei tudo: as narrativas de Eleanor e do Park, a linguagem próxima ao pensamento, que dá aquela sensação de que os personagens são pessoas próximas, as famílias completamente diferentes, a descrição de uma menina estranha que se tornaria o primeiro amor de Park e em contrapartida, o distanciamento de Eleanor, sua maturidade com relação aos irmãos mais novos enfim, tudo.


O ano é 1986. Eleanor e Park se conhecem no ônibus escolar, os dois sentam juntos para ir ao colégio, no entanto, não conversam muito inicialmente. Eleanor é uma ruiva com um estilo diferente, despojado, mas que não se sente confortável com as suas curvas, com a sua "grandeza". Mora com a mãe, os 4 irmãos mais novos e o problemático padrasto, que transforma a sua vida num verdadeiro inferno.  Park é um menino com descedência coreana, apaixonado por gibis e músicas. Gosta de ficar na sua na maior parte do tempo, tem alguns conflitos com o pai, mas de modo geral, sua família (pais e irmão caçula) seria considerada ideal. 

Após as primeiras semanas sentando juntos sem nem mesmo trocarem uma palavra, Park percebe que Eleanor está lendo os seus gibis disfarcadamente e então, ele decide emprestá-los. É o começo de tudo.

O começo de uma paixão diferente, pois Eleanor e Park são diferentes - eles não se encaixavam nos estereótipos da época, tinham que enfrentar os problemas familiares com maturidade e discernimento, e ainda lidar com este novo sentimento, intenso e inocente. O amor é capaz de transformar vidas e mudar os finais, mesmo daqueles que a gente acredita que não há mais esperança.

Ainda preciso dizer que você tem que ler esse livro?


Titulo: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Ficção Norte-Americana
325 páginas

Um comentário:

  1. Parece ser muito bom o livro!

    http://tendenciadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...