terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Leitura da semana: O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago


Pense numa leitura complicadíssima, mas muito prazerosa. Esta seria a primeira definição que daria sobre o livro O ano da morte de Ricardo Reis, escrito pelo talentosíssimo (tô cheia de superlativos hoje) José Saramago, um dos autores lusitanos que mais admiro (além dele tem o Eça de Queirós, um fofo e o Camilo Castelo Branco). 


Estamos em Portugal, no ano de 1935. Ricardo Reis, médico e poeta, regressa à sua terra natal após 16 anos de auto-exílio no Brasil. Seu retorno está relacionado à morte de seu amigo, o também poeta Fernando Pessoa. 


Quando chega em Lisboa, Ricardo Reis decide se instalar num hotel por alguns dias e lá, acaba se relacionando com Lídia, uma das criadas do hotel. Apesar de sua simplicidade, Lídia fala sobre as coisas com muito conhecimento e em alguns momentos surpreende o nosso doutor. Em contrapartida, há a menina Marcenda, doce e tímida, que tem uma das mãos paralisadas. Ambas despertarão sentimentos em nosso protagonista, cada qual do seu jeito. 


A sua vida está na maior tranquilidade, quando após a festa de Ano Novo, Ricardo recebe a visita do fantasma de Fernando Pessoa. A partir deste momento, os dois amigos começam a ter conversas instigantes sobre vida, poesia, política e outros assuntos. 


José Saramago, através de seu romance, reconstituiu fatos históricos que marcaram não só Portugal, como também a Europa: o início da ditadura do Estado Novo português, também conhecida como Salazarismo, a ascenção de Hitler e Mussolini na Segunda Guerra Mundial, a Guerra Civil espanhola entre outros marcos, todos apresentados através das leituras que Ricardo Reis faz dos jornais. 


O livro já é fascinante pelo jogo literário, visto que na realidade, Ricardo Reis é apenas um dos heterônimos de Fernando Pessoa. Mas se torna mais fascinante ainda pela intertextualidade presente em praticamente todo os capítulos. É incrível o modo como Saramago se utiliza da linguagem para nos presentear com uma obra tão completa.


Titulo: O ano da morte de Ricardo Reis
Autor: José Saramago
Editora: Companhia Das Letras
Romance Português
428 páginas

2 comentários:

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...