quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Diário de uma estudante de Letras: primeiro dia de aula do 5º semestre


Obaaaaaaaaaaaa! 

Sim, eu estou feliz porque as aulas voltaram! Só não estou sorrindo por causa do aparelho. Huf.

Hoje eu iniciei o 5º semestre com o pé direito: a primeira aula que tivemos foi de Literatura Brasileira (poesia) com a professora mais querida de todas, a Martha. Como tenho quase certeza de que ela não acessa o Laço, vou confessar: eu a admiro demais, porque láááá no 1º semestre, em 2013, ela "desmatou o amazonas de minha ignorância" linguística; me mostrando que a língua é muito mais do que a gramática normativa. Eu era tão chata, leitores. Corrigia meus amigos quando eles usavam termos fora da norma culta, até mesmo num bate papo, algo tão informal. Ela me ensinou o que chamamos de variação linguística, regionalismo, preconceito linguístico... tenho o maior respeito por ela, porque mesmo sem saber, ela fez muito por mim. Mudou meus conceitos.

Vocês perceberam que eu estou inspirada?

É que falar do meu curso e principalmente, falar dos meus professores me emociona. Ai, dá até vontade de ler Camilinho...

Mas voltando ao primeiro dia de aula: tivemos a apresentação do plano de ensino, que é como um roteiro das aulas que teremos durante todo o semestre. No tópico "conteúdo programático", vi que nós estudaremos dois dos meus poetas favoritos: Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes. Pensem numa Ana feliz, mas muito feliz - com sorriso aparelhado e tudo. Também fiquei animada para ler um dos volumes indicados na bibliografia básica, do professor, crítico e historiador de literatura Alfredo Bosi. Minha amiga Ariane já falou muito bem sobre ele. 

Durante a aula, a professora falava sobre carreira e chegou o assunto de "ser escritor". Uma das meninas da sala disse em voz alta que com certeza eu me tornarei escritora. Nem preciso dizer que fiquei envergonhada, mas ao mesmo tempo, feliz. Será que está tão na cara a minha paixão pelas palavras? Pois sou escriteira sim, o blog me proporciona isso. Contudo, ser escritora é um outro papo. Quem sabe, né? 

A aula acabou logo depois de encerrarmos os comentários sobre o plano de ensino, tivemos a visita de nossa coordenadora e então, fomos dispensados. 

Leitores, sobre as demais disciplinas: aguardarei a apresentação de todos os professores para comentar com vocês o conteúdo deste semestre, combinado?

Até mais!

10 comentários:

  1. Quando eu usava aparelho no inicio também no sorria muito, mas depois desencanei e já nem lembrava desse detalhe. É tão bom quando encontramos bons professores né? Minhas aulas ainda não começaram, mas já estou ansiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que já tinha desencanado, Rosiane, mas aí eu descobri um negócio chamado elástico e aí, o aparelho deixou de ser um detalhe, rs. Incomoda muito, não tem como esquecer =(

      Excluir
  2. Aninha, estou muito feliz com seu novo período. Parece super convidativo! Eu sempre acompanho você por aqui e pelo youtube, estou tentando começar o meu blog também, mas está complicado... Amo as palavras, assim como você. Me identifiquei muitíssimo com o seu jeitinho. Parabéns pelo blog lindo! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, até hoje o blog é meio complicado pra mim! Eu o criei em 2010 e só agora estou começando a ter o retorno de vocês, o que pra mim, é muito legal! Por isso, eu digo: não desanime! Continue escrevendo. Todas nós devemos ser lidas, afinal, o que seríamos sem as palavras? Bjs!

      Excluir
  3. Oi, Ana! Que bom que encontrei seu blog. Vou começar a faculdade de Letras na UFG no dia 23 e estava procurando um site que contasse um pouco sobre a rotina do curso. Já devorei todos os post do diário de uma estudante de Letras e estou com muita vontade de começar a estudar logo. Obrigada pelas postagens e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, fiquei muito feliz com o seu comentário. Que bom que está gostando do curso. Aproveite esta nova etapa da sua vida, ok? Bjs

      Excluir
  4. Oi Carol, tudo bem? O primeiro dia de aula, foi só a apresentação do conteúdo programático ou teve aula? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, primeiro dia é mais para a apresentação do conteúdo programático :)

      Excluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...