sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Leitura da semana: Minha metade silenciosa, de Andrew Smith


Este é um livro pertubador e empolgante.

Stark McClellan, mais conhecido como Palito, tem 13 anos, mora com os pais e com o irmão mais velho, Bosten. Palito nasceu com anotia - ele não tem a orelha direita. Ao falar sobre isto, o nosso protagonista nos dá a seguinte conclusão:

Metade da minha cabeça fica em silêncio. (Pág. 12)
Palito não dá muita bola para a sua "deformação", afinal ele nasceu assim. No entanto, alguns garotos da escola adoram incomodá-lo e muitas vezes, é o seu irmão mais velho que o defende. Para o Palito, Bosten é o seu herói. A relação dos dois irmãos é muito bonita, acredito que muitos leitores que têm irmãos mais velhos ou até mesmo mais novos irão se identificar e se emocionar com o amor que um tem pelo outro.


E é este amor que os mantém firmes em casa. Seus pais são rígidos, frios e perfeccionistas. Não há em todo o livro, momentos de afeto, carinho ou qualquer outra demonstração de que os pais amem os meninos. Na casa deles há regras que estipulam tudo, desde o modo como eles se vestem (pág. 51) até os banhos, que devem acontecer apenas nas noites dos finais de semana (pág. 63).

Nosso cabelo nunca passava de um centímetro. Sempre deveríamos pôr a camisa para dentro da calça antes de sair de casa, e tínhamos de usar camisetas brancas por baixo. (pág. 51)
Quando as regras são quebradas, os meninos apanham - e essas passagens do livros são as mais difíceis de ler, pois os detalhes nos transportam para a sala e as cenas passam como num filme: Bosten apanhando de cinta, Palito sendo obrigado a assistir tudo, o cheiro de cigarro que imunda a casa - não há um momento em que os pais apareçam sem o cigarro entre os dedos.


Apesar de todos os problemas, Bosten e Palito tentam levar uma vida normal. Os dois aprontam e muito junto com o amigo de Bosten, o Paul - inclusive uma de suas brincadeiras acaba nos jornais da cidade. 

Em uma de suas visitas à casa do Paul, Palito acaba descobrindo algo sobre seu irmão que para ele não faz nenhuma diferença, mas que muda tudo quando o pai dos meninos fica sabendo e desconta toda a sua ira em Bosten, que cansado dos abusos do pai, decide ir embora.

Tentei bolar um plano, mas era como estar em uma estrada que não apenas se bifurcava (...). E todas as escolhas distorcidas à minha frente eram aterrorizantes. Não importava no que Bosten acreditava, eu sdabia que não era corajoso o suficiente. (Pág. 189)

Com a ajuda de sua amiga Emily, de sua tia Dahlia (melhor tia do mundo) e de outras pessoas boas, Palito sai de casa para procurar seu irmão e durante essa jornada, acompanhamos o amadurecimento de um menino agora com 14 anos, que supera suas dificuldades, seus medos por algo muito maior: o amor que ele sente por Bosten.

Titulo: Minha metade silenciosa (tradução de Stick)
Autor: Andrew Smith
Editora: Gutenberg
Ficção Norte-Americana
303 páginas 

Observação interessante: o livro contém apenas uma orelha, assim como o Palito (ótima sacada!).

2 comentários:

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...