quinta-feira, 26 de março de 2015

Leitura da semana: Senhora, de José de Alencar


 Finalmente concluí o romance que tanto queria ler!

José de Alencar é um dos meus escritores favoritos. Gosto de Iracema, de Til e agora, gosto de Senhora. 

O casamento por interesse é o tema deste romance dividido em quatro partes: O Preço, Quitação, Posse e Resgate.

É a história de Aurélia Camargo, uma linda mulher que tornou-se rica após a herança de seu avô e de Fernando Seixas, o primeiro e único amor de Aurélia, um homem que adorava as festas da sociedade. 

Os dois se conheceram na juventude e logo se apaixonaram. Fernando pediu a mão de Aurélia em casamento, porém mudou de ideia rapidamente, pois como a moça ainda era pobre, ele teria que viver na pobreza também e além disso, teria que abdicar das festas da sociedade. 

Contudo, algum tempo depois, Aurélia descobre que Fernando decide se casar com Adelaide, uma moça rica, cujo dote seria de trinta mil contos de réis.


É neste momento que Aurélia recebe a herança de seu avô e se torna uma mulher requisitada na sociedade. Todos os homens querem se casar com ela, sua presença é sempre a mais ilustre de todas as festas, contudo, Aurélia já não é mais aquela menina ingênua que se apaixonara por Fernando. 

Agora ela quer vingança e com a ajuda de seu tio Lemos, ela decide comprar o Fernando com um dote de cel mil contos de réis. A negociação é feita sem que o Seixas saiba que irá se casar com a Aurélia, seu antigo amor. Ele aceita o dote e os dois se casam.

O casamento deles é uma farsa. Os dois não conseguem se acertar, a nossa protagonista o trata como uma mercadoria e entre eles, é constante os diálogos repletos de sarcamos e ironia. 


Após um tempo, Seixas retorna à sua rotina de servidor público e Aurélia nas suas atividades de casa. Onze meses depois do casamento, Fernando consegue o dinheiro do dote e assim, desfaz o "acordo" entre eles. São nos últimos instantes juntos, que os dois conseguem passar por cima de todo o orgulho e riqueza que os separavam, e se entregarem para o amor que eles nunca deixaram de sentir um pelo outro. 

Não há nessa obra inocentes ou culpados, tanto Aurélia quanto Fernando aprendem com os seus erros e provam que o amor é capaz de ultrapassar qualquer barreira. É um texto urbano, atemporal.  Adorei.

2 comentários:

  1. Oi Ana!! Eu estou lendo agora "Uma vida Sem Limite" do Nick Vujicic e é muito bom. Agora no período de faculdade e trabalho tenho dificuldades para ler um livro mais complexo. Admiro teu blog. Beijão!!

    http://docesversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Não conheço esse livro, é bom? :)

      Excluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...