segunda-feira, 13 de abril de 2015

Leitura da semana: Noite na taverna, de Álvares de Azevedo


Eu já conhecia o principal representante do Ultrarromantismo, antes mesmo de começar as aulas de Literatura Brasileira, pois no Ensino Médio, o livro Noite na taverna foi leitura obrigatória. 

Vou ser sincera com vocês, leitores. A segunda fase do Romantismo brasileiro não é a minha favorita. Gosto mais do nacionalismo e indianismo da primeira fase, gosto da poesia do Gonçalves Dias, das narrativas do José de Alencar... já o pessimismo, a obscuridade e a morbidez características do escritor Álvares de Azevedo não me atraem nem um pouco.

Maaaas, para enterdemos melhor o que foi esse movimento de jovens que idealizavam o amor e a morte, a escuridão, a palidez e sentimentos angustiantes, é importante que façamos a leitura de suas obras. 

Comecei com Álvares de Azevedo, que era fã do Lord Byron, um lindo poeta inglês que influenciou muitos jovens a escrever sobre esses temas mórbidos, já citados aqui no post. 


O livro Noite na taverna é uma coletânea de contos, sendo que cada um deles é narrado por um personagem diferente, todos presentes na taverna. Depois de se esbaldarem com muito vinho, os homens decidem contar histórias fantásticas e um tanto quanto mórbidas. Cada narrador tenta impressionar os outros a partir de uma narrativa macabra sobre um relacionamento amoroso. É como se em todos as ficções, o Amor e a Morte andassem juntos. 

Apesar de não gostar do gênero, não posso dizer que não é um excelente texto. Álvares de Azevedo foi um grande poeta do Ultrarromantismo. É uma pena que tenha morrido tão jovem - antes mesmo de completar seus 20 anos. 


4 comentários:

  1. bah,também não gosto! uma pena que em um futuro próximo terei que ler isso auhauahuha

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de Álvares de Azevedo; por outro lado, acho José de Alencar muito meloso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gosto pra tudo! Hahahaha brincadeira, João!

      Excluir

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...