terça-feira, 24 de novembro de 2015

Não conheci o Mia Couto, mas a sua caligrafia, sim


Na quinta-feira passada, escrevi sobre o meu desencontro com Mia Couto. Como vocês já sabem, não participei do evento que ele estaria presente por falta de money. O evento foi ontem e uma amiga muito querida da faculdade foi. 

Hoje, na primeira aula, eu estava um pouco silenciosa quando ela chegou toda sorridente, dizendo que tinha duas notícias para me dar, uma boa e outra ruim. A primeira: depois ter seu livro autografado, ela entrou novamente na fila para que o Mia Couto pudesse autografar um para mim. A segunda eu já não me lembro, porque a primeira foi o suficiente para me deixar com cara de boba, surpresa por essa atitude tão inesperada.

Então, hoje cedo eu ganhei um livro autografado do Mia Couto. Até agora, não consego explicar bem o que estou sentindo, mas sei que é um misto de gratidão e alegria. Quando ganhei meu presente mais do que especial, não soube agradecer da melhor forma - fiquei emocionada e eu sabia que qualquer coisinha poderia me fazer chorar. 

Durante o evento, minha amiga comentou com o Mia a respeito do nosso projeto do TCC, que envolve literatura africana em língua portuguesa. Ela disse que ele ficou entusiasmado com a nossa ideia e que os outros alunos também se interessaram pelo assunto. Enquanto ela contava essa e outras passagens de ontem, meus olhos brilhavam. 

A que mais me marcou foi a seguinte: uma aluna ficou emocionada enquanto contava a sua história aos presentes, com a intenção de elaborar sua pergunta ao Mia. Quando ela terminou de falar e aguardou a resposta, ele disse:

- Desculpe, não prestei atenção na sua pergunta. Só consegui ouvir a sua emoção.

Mia Couto ouve, sente e enxerga as emoções humanas. Seus livros captam isso - e não dá pra ser o mesmo depois de ler suas histórias de Moçambique - histórias de homens, mulheres e crianças. Nossas histórias também.

Obrigada, Thabata. Ainda estou sem palavras para agradecer o que você fez por mim. 

(Neste final de semana, posto uma foto do autógrafo e detalhes do livro.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...