segunda-feira, 30 de maio de 2016

Leitura da semana: O sol é para todos, de Harper Lee


Sabe aquele livro que faz você se lembrar o quão maravilhoso é saber ler? 

Por ser um hábito mais do que comum em nossas vidas, a gente esquece a importância da leitura. Mas aí, você vai na livraria, compra O Sol é para todos e depois de terminar a leitura você pensa, caramba, como pude passar tanto tempo sem ter lido essa obra?

Pois é. Por onde andei esse tempo todo que não esbarrei com essa capa laranja antes? 


Conheci esse livro através do canal literário Ler Antes de Morrer, da Isabella Lubrano. Ela postou uma resenha tão incrível que eu fiquei com vontade de ler na hora. Então, no meu aniversário, ganhei da minha tia-avó um cartão presente da Livraria Saraiva e não tive dúvidas: fui ao shopping e comprei O Sol é para todos, ganhador do Prêmio Pulitzer de Literatura em 1961.


A história se passa em Maycomb, Alabama, por volta dos anos 1930. Naquele tempo, o preconceito racial e social eram bastante presentes no Sul dos Estados Unidos, e com muita sensibilidade, Harper Lee abordará esses temas.

Atticus Finch é um advogado respeitável, viúvo e pai de duas crianças, Jem e Scout. Ele foi convocado para defender um homem negro acusado de estuprar uma jovem branca, ambos moradores do pequeno município de Maycomb. 

Acontece que, diferentemente do que todos imaginavam, Atticus está realmente se esforçando para provar que Tom Robinson não cometeu nenhum crime. E essa atitude mudará a relação dos moradores de Maycomb com a sua família. 

Na escola, nas ruas e até mesmo em reuniões familiares, Jem e Scout têm que suportar todas as acusações de que seu pai está louco, por defender um negro, de que ele está denegrindo a imagem da dos Finchs. E quem nos contará essa narrativa será Scout, que no auge de seus 8 anos de idade, tenta entender o que está acontecendo ao seu redor.

Um livro que me emocionou, me encantou, me sensibilizou. Um grande presente que Harper Lee deixou para nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar O Laço Cor de Rosa. O seu comentário é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...